Topo

Palmeiras

Com Luiz Adriano perto da volta, Palmeiras vê ataque começar a engrenar

Luiz Adriano está perto de voltar aos gramados pelo Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Luiz Adriano está perto de voltar aos gramados pelo Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

01/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Luiz Adriano está perto de voltar ao Palmeiras após lesão muscular
  • Sem ele, ataque teve início ruim, mas engrenou nos últimos jogos
  • Deyverson tem ganhado confiança de Mano e correspondido bem
  • Retorno do camisa 10 contra o Ceará ainda depende de evolução no treino

Três semanas depois de sofrer uma lesão no músculo posterior da coxa no clássico contra o Santos, Luiz Adriano fez seu primeiro treino no gramado com o elenco do Palmeiras e está perto de voltar aos campos. O clube vê a volta de seu principal centroavante próxima justamente quando o ataque começa a engrenar, depois de ter um início bastante irregular nas primeiras partidas sem o camisa 10.

A primeira opção de Mano Menezes para substituir Luiz Adriano foi Willian, deslocado para a função de centroavante na derrota para o Santos. O "Bigode", que prefere jogar como ponta ou segundo atacante, não agradou e deu lugar a Deyverson, titular nos últimos cinco jogos.

As duas primeiras partidas do Palmeiras após a lesão de Luiz Adriano foram vitórias por 1 a 0 sobre Botafogo e Chapecoense, com gols de volantes: Thiago Santos e Felipe Melo. Mas depois de um começo titubeante, em que chegou a ser muito vaiado no Allianz Parque no jogo contra a Chape, Deyverson subiu de produção e tem sido elogiado por Mano.

Na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, aliás, o camisa 16 foi um dos melhores em campo, mesmo sem balançar as redes. O atacante também quebrou um jejum de quatro meses sem gols ao marcar contra Athletico e Avaí, e se firmou na posição com a ausência do titular. Seu reserva imediato tem sido Henrique Dourado, que ainda não fez gol nas oportunidades que recebeu.

Deyverson tem sido aprovado por Mano pelas mesmas características que já enchiam os olhos de Luiz Felipe Scolari: a entrega em campo, a movimentação para os lados, a qualidade no jogo aéreo e a pressão na saída de bola adversária. Luiz Adriano, por sua vez, além do bom jogo de pivô, oferece uma média de gols que nenhum outro atacante do elenco tem: são seis em 11 jogos.

Quem está esquecido, por outro lado, é Borja. O colombiano começou a "era Mano" como opção imediata a Luiz Adriano e entrou nas três primeiras partidas, mas perdeu a preferência do treinador ao mostrar pouca movimentação e concentração nas chances que recebeu.

O retorno de Luiz Adriano ao time ainda não é certo e vai depender de sua evolução no treino de hoje (1º), que será fechado à imprensa e definirá a equipe que começará jogando contra o Ceará, amanhã (2), no Allianz Parque. Com 60 pontos, o Palmeiras é o vice-líder do Brasileirão, atrás apenas do Flamengo.

Palmeiras