Topo

Gabigol iguala recorde de Brocador e supera Adriano após gol sobre o Goiás

Heber Gomes/Agif
Imagem: Heber Gomes/Agif

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

31/10/2019 22h01

Figura emblemática de um Flamengo que caminha rumo a dois títulos, o atacante Gabigol, aos poucos, quebra marcas e vai escrevendo um capítulo particular na história do clube.

Com o gol marcado contra o Goiás hoje, no empate por 2 a 2, o camisa 9 chegou aos 20 marcados no Brasileiro e 36 na temporada. Ao vencer o goleiro Tadeu, ele também deixou para trás números de Adriano e igualou um recorde de Hernane Brocador.

Em 2009, o Imperador conduziu o Fla ao título Brasileiro e contribuiu com 19 bolas na rede. Já em 2013, ano do tri da Copa do Brasil, o Brocador anotou 36 vezes, tornando-se o jogador rubro-negro com mais gols em uma temporada neste século.

O "hábito" do jogador virou até uma "marca registrada". Em jogos em todos os cantos do Brasil, torcedores levam ao placa com os dizeres "Hoje tem gol do Gabigol" para os estádios.

Os cartazes já foram usados pelo artilheiro em comemorações dentro de campo, mas ele evitou esse festejo após uma advertência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na goleada contra o Grêmio pela Libertadores, o rubro-negro não se "aguentou" e comemorou com o cartaz. O ato foi registrado em súmula e ele deve ser multado pela Conmebol.

Apesar da confiança em alta, o atacante vai desfalcar o time no jogo de domingo (3) contra o Corinthians, às 16h, no Maracanã. O goleador do Brasileirão recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Goiás.