Topo

Flamengo enfrenta Goiás e a euforia com lema de Jorge Jesus: "Jogo a jogo"

Jogadores do Flamengo comemoram mais uma vitória: cena tem se repetido - Pilar Olivares/Reuters
Jogadores do Flamengo comemoram mais uma vitória: cena tem se repetido Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2019 04h00

Na ponta da tabela do Brasileiro, todos no Flamengo admitem a posição privilegiada na classificação a dez jogos do fim da competição, mas se fecham em torno de uma espécie de lema para não se distraírem na corrida pela taça. Em clima de "jogo a jogo", o Rubro-Negro visita hoje (31) o Goiás, às 20h, no Serra Dourada.

A frase tem sido utilizada no Ninho do Urubu com frequência cada vez maior desde que o técnico Jorge Jesus desembarcou no clube. Em desvantagem de oito pontos em relação ao então líder Palmeiras, antes da pausa para a Copa América, o português reforçou o discurso de que a diferença só seria tirada rodada após rodada, e conseguiu, assim, manter a equipe concentrada em seus objetivos. Após a vitória alviverde por 3 a 0 sobre o São Paulo, a distância foi encurtada para sete pontos, mas voltará a 10 em caso de triunfo em Goiânia.

Antes de partidas decisivas pela Libertadores, torneio no qual o Fla é finalista, os rubro-negros se recusavam a falar sobre o tema se ainda houvesse algum duelo doméstico a ser jogado. Na véspera do jogo contra os goianos, o discurso, que contaminou a todos no clube, foi repetido por Everton Ribeiro:

"Esperamos uma partida difícil, o Brasileiro é competitivo. É sempre uma motivação a mais jogar contra o Flamengo. Temos total consciência que será um jogo pegado. A gente fica ansioso para chegar no fim e ser campeão. O jogo mais importante é sempre o próximo, foi assim que chegamos aqui até agora".

A fala do rubro-negro não é apenas algo ensaiado de dentro para fora. Durante a preparação de cada partida, grupo, comissão técnica e direção se fecham em torno do objetivo seguinte. Ainda que a vantagem na tabela seja confortável, está proibido na Gávea antecipar os festejos antes de a taça estar matematicamente assegurada.

Em caso de triunfo no Planalto, o Rubro-Negro terá uma sequência que lhe favorece nas próximas rodadas, já que encara Corinthians, Botafogo e, muito provavelmente o Vasco, confronto que deve ser antecipado por conta da decisão em Santiago. Destes todos, o único jogo "fora" será contra o Alvinegro, que manda seus jogos no Nilton Santos.

O rival de hoje marcou a estreia do "Mister" no Brasileirão. Diante de um Maracanã lotado, o Fla goleou por 6 a 1 e deu início ao bom momento. O comandante vê o Esmeraldino em uma nova realidade e repetiu o mantra rubro-negro.

"O Goiás que tinha sido goleado não é o mesmo, já passou. Mas vamos fazendo a nossa caminhada, jogo a jogo", afirmou.

A importância do compromisso é medida pela provável escalação dos cariocas. Com exceção a Diego Alves, que foi vetado por entorse no joelho, a equipe deve ser a considerada titular. Jogo a jogo, o Flamengo vai se aproximando do sonhado título.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS X FLAMENGO

Data e horário: 31 de outubro de 2019, às 20h (de Brasília)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Yago Felipe e Léo Sena; Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia. Técnico: Ney Franco

Flamengo: César; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luis; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o técnico do Goiás é Ney Franco e não Argel Fucks. O erro foi corrigido.