Topo

Palmeiras

Eventual derrota do Fla gera cenário idêntico ao de 2009 na atual rodada

Bruno Henrique comemora gol contra o São Paulo em vitória do Palmeiras pelo Brasileirão 2019 - Bruno Ulivieri/AGIF
Bruno Henrique comemora gol contra o São Paulo em vitória do Palmeiras pelo Brasileirão 2019 Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

31/10/2019 13h05

Com a vitória sobre o São Paulo na noite de quarta-feira, o Palmeiras chegou aos 60 pontos na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e viu a diferença para o líder Flamengo cair, por enquanto, para sete pontos. O clube carioca ainda entrará em campo hoje à noite contra o Goiás, mas uma eventual derrota rubro-negra gerará um cenário idêntico ao mesmo período do famoso Brasileirão de 2009.

Em diversos momentos o campeonato de dez anos atrás é usado como exemplo para times que buscam viradas nos pontos corridos. Mas, no caso deste momento de Palmeiras e Flamengo, a comparação será bem real caso o time rubro-negro perca no Serra Dourada.

Na 28ª rodada do Brasileiro de 2009, o Palmeiras era o primeiro colocado com 54 pontos somados, e o Flamengo era o quinto, com 44. Na 29ª rodada, o Alviverde perdeu para o Náutico por 3 a 0 e os cariocas venceram o São Paulo por 2 a 1. Com isso, o Rubro-Negro ficou a exatamente sete pontos do líder, diferença que o time alviverde espera ter agora.

Muitos já sabem o o final dessa história. O Flamengo conseguiu uma arrancada incrível na reta final da competição nacional, superou o Palmeiras ao tirar uma diferença de dez pontos e levantou a taça com 67 no total. Enquanto isso, a agremiação paulista acabou em quinto lugar com 62.

Para o Palmeiras vencer o Brasileiro deste ano, a equipe precisa operar o mesmo milagre fatídico do rival. E se o Flamengo perder para o Goiás hoje, o primeiro degrau será vencido com uma coincidência motivadora.

Entre o elenco palmeirense, o clima é de pés no chão. Apesar disso, nomes como Dudu, Deyverson e Gustavo Gómez destacaram que o bicampeonato será uma façanha complicada de alcançar, porém não impossível.

Após a vitória de ontem no clássico contra o São Paulo, o técnico Mano Menezes não conseguiu evitar as perguntas sobre o Flamengo de Jorge Jesus. O comandante alviverde exaltou o trabalho do português, mas pontuou que o Palmeiras segue focado jogo a jogo.

"Eu não sou analistas de treinadores, mas o trabalho é muito bom. Tão bom que mesmo que a gente fazendo uma campanha muito boa estamos a sete pontos e amanhã pode voltar para 10. Temos que nos preocupar com a gente, temos que fazer bem, vamos jogar para nós, para nosso torcedor, vamos entregar algo que nos deixe todos felizes. Depois vamos somar os pontos no final. Mas claro que o trabalho de lá é extraordinário", disse Mano.

O jogo entre Goiás e Flamengo será hoje, às 20 horas (de Brasília), no estádio Serra Dourada. Pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo no sábado, 2 de novembro, às 19 horas, para enfrentar o Ceará. Aos palmeirenses resta, agora, continuar 'secando' os rivais, enquanto os flamenguistas torcem para que não sejam surpreendidos pelo próprio veneno.

Confira os cenários dos Brasileiros de 2009 e 2019:

2009
28º rodada
1º Palmeiras - 54 pontos
6º Flamengo - 44 pontos
Diferença de 10 pontos

29º rodada
1º Palmeiras - 54 pontos
5º Flamengo - 47 pontos
Diferença de 7 pontos

2019
28º rodada
1º Flamengo- 67 pontos
2º Palmeiras - 57 pontos
Diferença de 10 pontos

29º rodada
1º Flamengo- 67 pontos*
2º Palmeiras - 60 pontos

*Diferença de 7 pontos sem Flamengo jogar na rodada. Pode manter 7, virar o 8 ou voltar a 10

Palmeiras