Topo

Grêmio supera início ruim, vira em cima do Vasco e entra no G6 pela 2ª vez

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

30/10/2019 23h25

O Grêmio superou a enorme lista de desfalques (eram 13 baixas, no total) e o início de jogo ruim contra o Vasco para vencer. Hoje (30), em São Januário, o time gaúcho virou o placar e ganhou por 3 a 1 a partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe de Renato Gaúcho entra no G6 pela segunda vez e ganha fôlego no sonho da vaga à Libertadores do próximo ano.

Guarín abriu o placar, mas Pepê empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Everton virou e Luciano ampliou em cobrança de pênalti.

O Grêmio, agora, soma 47 pontos e ocupa o quinto lugar na tabela também graças ao Corinthians. O Timão perdeu por 2 a 1 para o CSA, em Maceió e estaciona nos 45 pontos, despencando para sétima posição. O Inter, sexto colocado, entra em campo na quinta-feira contra o Athletico, em Porto Alegre.

O Vasco, por outro lado, perde invencibilidade de cinco partidas (três vitórias, dois empates) e estaciona nos 38 pontos.

No final de semana, Vasco e Grêmio encaram clássicos. O time cruzmaltino encara o Fluminense, no Maracanã, às 19h (horário de Brasília) de sábado. A equipe gremista recebe o Internacional, às 18h de domingo.

Quem foi bem: Pepê e Guarín

Fredy Guarin, do Vasco, comemora seu gol durante partida contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro -  Thiago Ribeiro/AGIF -  Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Pepê entrou no jogo ainda no primeiro tempo e em menos de cinco minutos concluiu muito bem, de fora da área, para marcar o gol do Grêmio. Mudou a partida com velocidade.

Já o volante colombiano marcou seu primeiro gol pelo Vasco e ditou o ritmo do meio-campo, sendo responsável pela organização nos melhores momentos do time no jogo.

Quem foi mal: Paulo Victor e Richard

Richard,do Vasco, disputa lance com Luciano, do Grêmio, durante partida pelo Campeonato Brasileiro -  Thiago Ribeiro/AGIF -  Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O goleiro falhou feio em cobrança de falta de Guarín. Mesmo que o chute do colombiano tenha sido forte, a bola viajou em baixa velocidade. Ainda que a barreira tenha se desmontado, a conclusão saiu rumo ao meio do gol.

Lento, disperso e com erro na jogada da virada do Grêmio, o volante Richard foi vaiado pela torcida, e esse ato resume a noite do camisa 25 do Vasco.

Everton desequilibra (de novo)

Se Pepê mudou o jogo, Everton fez a diferença de novo. O camisa 11 virou o placar em jogada individual e confirmou que é o melhor nome do Grêmio no ano. Artilheiro do time. A lucidez e bola de segurança quando as coisas não estão tão bem.

Vasco começa forte e diminui a marcha

Quatro volantes indicaram que o Vasco jogaria para fechar espaços. Dito e feito. O gol de Guarín, no início do duelo, convidou o time a se aconchegar na estratégia. O problema é que a postura reativa virou o fio e deu campo demais para o Grêmio. Depois do intervalo, a equipe sentiu demais os gols sofridos e caiu cada vez mais de rendimento, até o apito final.

Grêmio reage, domina e vira

A dupla Michel e Rômulo durou 29 minutos. Com eles em campo, o Grêmio foi engolido por um Vasco vertical e faminto. A saída de Michel para entrada de Pepê casou com novo cenário, de um rival mais fechado, e o mérito gremista foi saber reagir com metros de sobra em campo. A virada veio ao natural no segundo tempo. Com direito a gol de pênalti para dar mais tranquilidade.

Cronologia do jogo

Fredy Guarin cobra falta e abre o placar, aos nove minutos do primeiro tempo. Pepê, de fora da área, empata o jogo aos 32 minutos da etapa inicial; Everton, aos oito minutos do segundo tempo, marca 2 a 1 para o Grêmio. Luciano, de pênalti, fez 3 a 1 para o time gremista.

Torcida Vasco no embalo de "Tempos Modernos"

Durante o dia, o Vasco divulgou um clipe com a cantora Lexa e MC Darlan cantando a música "Nasci pra te seguir", inspirada no hit "Tempos Modernos", de Lulu Santos. Antes do jogo, panfletos foram distribuídos para os torcedores com a letra da música e ela já começou a ser ouvida na arquibancada de São Januário timidamente.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 3 GRÊMIO

Data e hora: 30/10/2019 (quarta-feira), às 21h30min (horário de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto (MG)
Cartões amarelos: Marrony, Leandro Castan (VAS); Michel, Bruno Cortez (GRE)
Gols: Fredy Guarín, aos nove minutos do primeiro tempo (VAS); Pepê, aos 32 minutos do primeiro tempo (GRE); Everton, aos oito minutos do segundo tempo (GRE); Luciano, aos 22 minutos do segundo tempo (GRE)

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo, Leandro Castan e Henrique; Richard, Bruno Gomes (Bruno César), Fredy Guarín (Tiago Reis) e Raul; Marrony e Lucas Ribamar (Gabriel Pec)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura (Rodrigues), Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez; Michel (Pepê), Rômulo, Thaciano (Darlan), Diego Tardelli e Everton; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho