Topo

Copa da Liga Inglesa - 2020

Martinelli supera números do Ituano com apenas três meses de Arsenal

Andrew Yates/Reuters
Imagem: Andrew Yates/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/10/2019 18h44

Gabriel Martinelli se sente em casa no Arsenal. Tanto que, nem três meses depois da estreia pelo clube londrino, o jovem de apenas 18 anos se coloca como um dos goleadores de toda a equipe. Hoje (30), o ex-atleta do Ituano anotou dois gols no empate por 5 a 5 contra o Liverpool, pela Copa da Liga Inglesa, e ratificou a empolgação sobre o potencial novo goleador brasileiro na Europa. São sete gols na temporada; marca alcançada no duelo que acabou com eliminação nos pênaltis.

A média impressiona, e os números brutos superam aos apresentados pelo Ituano no Campeonato Paulista. Martinelli, que ganhou o prêmio de revelação do estadual, anotou seis gols e terminou como um dos vice-artilheiros do torneio. Embora sondado por grandes times do Brasil, recebeu oferta do Arsenal e decidiu iniciar a carreira europeia sem passar por um clube de expressão.

Na Inglaterra, Martinelli chegou para ser trabalhado como uma opção mais concreta a médio prazo, sem figurar entre os principais nomes dos Gunners no momento. Bastaram jogos na Liga Europa e na Copa da Liga para o jovem se destacar. Os sete gols saíram nas quatro chances que teve como titular.

Por minutos jogados, os números impressionam ainda mais: Martinelli supera os goleiros adversários uma vez a cada 58 minutos.

Apenas o badalado Aubameyang, titular absoluto da equipe de Unai Emery, balançou mais as redes adversárias dentro nesta temporada (oito).

É de se ressaltar que Martinelli, contratado pelo Arsenal para esta temporada depois de se destacar no Paulistão, apenas atua em partidas de menor expressão. Pela Premier League, a revelação entrou em apenas três jogos, somando 45min em campo pela liga nacional.

Com espaço em jogos menos expressivos, Martinelli aproveita as chances recebidas. No início do mês, após anotar dois gols contra o Standard Liége pela Liga Europa, o brasileiro acabou eleito o jogador da semana do torneio, considerado o segundo escalão da Uefa a nível de clubes.

Desta forma ficará inevitável não receber oportunidades no mais alto nível do Arsenal; no caso, nas partidas pelo Campeonato Inglês. O Arsenal ocupa a quinta colocação com 16 pontos, 12 a menos do que o líder (e algoz de hoje) Liverpool.