Topo

Flamengo aguarda seleção do Uruguai e protege Arrascaeta do fogo cruzado

Arrascaeta comemora gol do Flamengo contra o Palmeiras; Jogador está convocado para amistosos - REUTERS/Pilar Olivares
Arrascaeta comemora gol do Flamengo contra o Palmeiras; Jogador está convocado para amistosos Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2019 12h00

Convocado para integrar a seleção uruguaia para amistosos contra Hungria e Argentina, nos próximos dia 15 e 19 de novembro, respectivamente, o meia Arrascaeta pode desfalcar o Flamengo no Brasileiro e se reintegrar ao grupo somente em Santiago (CHI), local da final da Libertadores.

Ciente do risco, o Rubro-Negro enviou ofício à direção da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e ainda aguarda um retorno sobre uma eventual desconvocação. Apesar de torcer pela liberação, o clube entende a situação delicada do meia e rechaçou a hipótese de "usá-lo" nesta negociação com os dirigentes de seu país.

Neste caso, o Fla se baseou no parâmetro adotado no caso Reinier. Como o jovem foi chamado para o Mundial Sub-17, o clube alegou não ser obrigado a ceder ninguém quando a competição (ou jogo amistoso) não estiverem inseridos em Datas Fifa. No caso das partidas da Celeste, no entanto, o caso não se aplica, já que são janelas chanceladas pela entidade que dirige o futebol mundial. Se for incorporado ao time de Óscar Tabarez, Arrascaeta deve desfalcar os rubro-negros contra Vasco e Grêmio.

Se espremer no calendário do futebol mundial não é uma novidade para o jogador, que voou de Tóquio até São Paulo a tempo de ser o herói do Cruzeiro na final da Copa do Brasil de 2018. Na ocasião, ele regressou ao Brasil no dia do jogo após 25 horas de voo, atuou pouco mais de 30 minutos e fez o gol do título na vitória azul por 2 a 1 contra o Corinthians.

Se sua participação nos compromissos uruguaios for sacramentada e a programação extraoficial for mantida, ele sairia de Telaviv, em Israel, para o Chile. Ainda que a viagem seja longa, o atleta teria mais dias de recuperação até a decisão contra o River Plate, dia 23. A chegada dos cariocas no palco da decisão está prevista para o dia 20.

Guerrero x Peru

Em agosto deste ano, Paolo Guerrero, ídolo máximo da seleção peruana, pediu dispensa de amistosos contra Equador e Brasil, para não ser baixa no Internacional na semifinal e no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O pedido do atacante foi atendido pelo técnico Ricardo Gareca, que deixou o peruano à disposição do Colorado.

Fla de olho no Goiás

Na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro, o Flamengo faz hoje (30) seu último treino antes de encarar amanhã (31) o Goiás, às 20h, no Serra Dourada.

Na atividade no Ninho do Urubu, o técnico Jorge Jesus vai fazer as últimas observações e definir se dá descanso para algum jogador que esteja mais desgastado fisicamente.