Topo

Libertadores: Federação confirma final no Chile, mas alerta sobre protestos

Flamengo comemora vitória sobre o Grêmio no Maracanã - Bruno Baketa/AGIF
Flamengo comemora vitória sobre o Grêmio no Maracanã Imagem: Bruno Baketa/AGIF

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 15h31

A final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, foi confirmada em Santiago, confirmou a federação chilena de futebol (ANFP). O presidente da entidade, Sebastián Moreno, disse manter contato com o governo sobre a segurança em meio aos protestos na capital do país para receber a partida, em 23 de novembro, no estádio Nacional.

"A Conmebol está sendo informada do que se passa no Chile. O presidente Alejandro Dominguez ratificou que Santiago vai receber a final e é muito importante que se realize esse jogo. Mas temos que levar em conta a realidade nacional. Há um compromisso de que se jogue a final no Chile. Mas tem que ser realista. Todos esperamos a normalização. Mas insisto: há uma realidade nacional que é mais importante que o futebol nesse momento", afirmou Sebastián Moreno.

Além dos jogos locais, a entidade procura um local para a partida da seleção chilena contra a Bolívia, previamente marcada para Concepción, fora de Santiago, em 15 de novembro. Moreno disse estar em contato com a federação boliviana para a realização do jogo.

"Entendemos que fazemos parte da engrenagem social do nosso país. Estamos dentro dessa realidade. O Chile está por cima da realidade do futebol nesse momento, também avançamos pela decisão de suspender esta rodada. Quando tivemos condições de retomar as atividades o faremos. Nossa ideia é retornar o futebol, mas não tem futebol a qualquer preço, a qualquer custo. Existem razões mais que consideráveis para o adiamento", afirmou o presidente da federação chilena.