Topo

Grêmio protege alvos da torcida, mas avalia futuro do trio no clube

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2019 04h00

Grande parte dos gremistas elegeu Paulo Victor, Michel e André como os culpados pela eliminação diante do Flamengo, na semifinal da Libertadores. O Grêmio tratou de proteger o trio, seja com palavras ou decisões que refletiram no jogo com o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Só que dentro do clube a avaliação sobre o futuro deles já acontece. A saída, em 2020, é bem possível.

Paulo Victor, André e Michel possuem contratos longos, mas a ideia é envolver o trio em eventuais negócios ao final da atual temporada.

O goleiro e o volante tem vínculo com o Grêmio até dezembro de 2022. O atacante assinou contrato até o final de 2021, contudo é o principal candidato a dizer 'adeus' logo. Até dezembro, o clube gaúcho deverá manter a blindagem e avaliar internamente as opções do mercado.

"Entendo o torcedor, eu também fico chateado. Mas esses jogadores são os mesmos que o torcedor aplaudiu antes. Se todo jogo pegarem um pé de um ou outro e você afastar depois, o clube vai precisar de 180 jogadores. Eu, como treinador, tenho que proteger meu grupo", disse Renato Gaúcho, antes do jogo com o Botafogo, ao se referir a jogadores contestados, mas sem tratar de nomes específicos.

Paulo Victor foi contratado ao longo de 2017, se tornou titular nesta temporada e foi herói na final do Campeonato Gaúcho. É um homem de confiança de Renato e é o segundo jogador que mais atuou pelo Grêmio na temporada - atrás somente de Everton.

A leitura interna é que o ex-goleiro do Flamengo tem boas qualidades como reflexo e agilidade. Contudo tem falhado na saída do gol, como ocorreu nos jogos com Palmeiras e Flamengo, pelas quartas e semifinal da Libertadores, respectivamente.

Michel está no Grêmio desde o começo de 2017, foi titular em grande parte da campanha que culminou no título da Libertadores e deixou o time apenas por lesão no joelho. Desde o ano passado, conviveu com uma série de lesões e só retomou a sequência de jogos recentemente.

O volante foi eleito vilão contra o Fla por ter participado da jogada que originou o primeiro gol da partida, marcado por Bruno Henrique.

André foi contratado em março do ano passado, após longa e arrastada negociação com o Sport, e chegou com grande expectativa. Apesar da badalação, o centroavante tem apenas sete gols nesta temporada e em 2018 marcou quatro vezes.

O Grêmio volta a campo diante do Vasco, quarta-feira (30), em São Januário.