Topo

Internacional

Destaque da sub-17 tem multa de R$ 265 milhões e atrai clubes da Europa

João Peglow marcou duas vezes na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17 - REUTERS/Sergio Moraes
João Peglow marcou duas vezes na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17 Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2019 04h00

João Peglow foi o destaque da estreia do Brasil na Copa do Mundo sub-17. Autor de dois gols diante dos canadenses, o atacante do Internacional carrega grande expectativa do clube. Tratado como joia, tem multa rescisória alta e subirá para o time principal do Colorado no ano que vem.

Não é de agora o apreço nos bastidores do clube. Com apenas 16 anos, ele assinou seu primeiro vínculo profissional, até 2021. O contrato longo serviu para defender o clube da aproximação de gigantes da Europa que já acontecia naquele momento. A multa rescisória estabelecida foi de 60 milhões de euros (R$ 265,8 milhões pela cotação atual).

Sobram convocações para seleção brasileira na curta carreira do jogador. Ele faz parte dos times nacionais desde muito jovem. Esteve no Sul-Americano sub-15, na seleção brasileira sub-16, jogou o Sul-Americano sub-17 e agora joga o Mundial da mesma categoria.

Na estreia, ele marcou logo dois gols, foi eleito melhor jogador da partida pela Fifa, e comemorou a atuação.

"Toda estreia é mais complicada porque rola um pouco de ansiedade, aquele frio na barriga, mas acredito que nosso time foi muito bem. A gente conseguiu impor um ritmo forte do começo ao fim, controlamos a partida e vencemos de forma segura", disse ao UOL Esporte.

A atuação chamou atenção no Brasil e certamente de adversários, mas nada que venha a mudar a confiança do atleta.

"Claro que marcar dois gols é ótimo e você acaba ficando um pouco mais em evidência, mas acho que não mudará muito porque os nossos adversários já sabem como a gente joga. Hoje em dia, todos os clubes estudam bastante os rivais e já sabem quais são os pontos fortes e fracos de cada equipe", explicou.

O Mundial é repleto de olheiros. Representantes de clubes como Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Atletico de Madrid, todos acompanham o torneio realizado no Brasil. Uma investida em Peglow não surpreenderia, já que ele é acompanhado desde os primeiros passos no Inter.

"Eu não penso nisso. Meu foco é 100% na seleção brasileira. Quero ser campeão pelo meu país e só penso nisso", disse Peglow.

Mesmo que tenha apenas 17 anos, ele já faz parte definitivamente da equipe sub-20 do Colorado e participou de alguns treinamentos com o time principal neste ano. A expectativa é que comece 2020 na equipe de cima e, dependendo do desempenho, possa receber as primeiras oportunidades.

"Confesso que a expectativa é alta, mas, neste momento, meu objetivo é seleção brasileira e o Mundial. Minha única preocupação é ir bem aqui e ajudar a nossa equipe a conquistar esse importante título", finalizou.

Nos bastidores do clube, Peglow é referido como uma grande promessa. A meta é dar ao jovem o tempo necessário para se firmar na equipe sem apressar o aproveitamento.

A seleção brasileira volta a campo na Copa do Mundo sub-17 hoje, às 20h (de Brasília), para encarar a Nova Zelândia.

Internacional