Topo

Libertadores - 2019

Conmebol pede reunião com Piñera, mas sustenta discurso de final no Chile

Matthias Hangst/Getty Images
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

José Edgar de Matos e Leo Burlá

Do UOL, em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ)

29/10/2019 17h46

A Conmebol reforçou a realização da final da Copa Libertadores, entre Flamengo x River Plate, em Santiago, Chile, e solicitou uma reunião com o presidente do país, Sebastián Piñera. A informação foi confirmada na tarde de hoje (29) pela própria entidade sul-americana.

"A audiência com o presidente da República do Chile e as autoridades faz parte dos preparativos para a realização da final única da Conmebol Libertadores, como já foi feito até agora", comunicou a organização máxima do futebol sul-americano.

A Conmebol aguarda a definição sobre a agenda de Piñera e ainda não anunciou a data da reunião, mas diz ter garantias de segurança para realizar a final em Santiago. A capital chilena é palco de grandes protestos da população nas últimas semanas.

A posição da entidade sul-americana vem poucas horas depois de a federação chilena (ANFP) se pronunciar sobre o assunto. A posição até o momento é de sustentar a final única em Santiago.

"A Conmebol está sendo informada do que se passa no Chile. O presidente Alejandro Dominguez ratificou que Santiago vai receber a final e é muito importante que se realize esse jogo. Mas temos que levar em conta a realidade nacional. Há um compromisso de que se jogue a final no Chile. Mas tem que ser realista. Todos esperamos a normalização. Mas insisto: há uma realidade nacional que é mais importante que o futebol nesse momento", afirmou Sebastián Moreno, presidente da ANFP.

Apesar do clima de instabilidade política no país, o Flamengo não tem sinalização alguma de mudança de sede da final e sequer trabalha com outra hipótese até o momento. O supervisor Gabriel Skinner chegou em Santiago hoje (29) e voltará na madrugada de quarta para quinta.

Na capital chilena, o rubro-negro visitou o hotel Intercontinental, que servirá de base para a delegação, e o Estádio San Carlos de Apoquindo, campo que receberá os treinos da equipe. Além dessas estruturas físicas, ele fez todas as rotas que serão feitas pela delegação, inclusive aquelas dentro do hotel.

Um relatório mais detalhado será entregue no retorno, mas as condições gerais foram consideradas boas.