Topo

Novo presidente argentino é torcedor 'corneta' de time que revelou Maradona

Alberto Fernández, novo presidente da Argentina - Ricardo Moraes/Reuters
Alberto Fernández, novo presidente da Argentina
Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2019 16h21

Alberto Fernández e Maurício Macri são de campos políticos diferentes. Entretanto, um assunto aproxima o vencedor das eleições de ontem (27) da Argentina com o político próximo do fim do mandato: a paixão pelo futebol. Enquanto Macri comandou o Boca Juniors e nutre amor conhecido pelo clube mais popular do país, o peronista eleito é torcedor declarado do Argentinos Juniors, time responsável por revelar simplesmente Diego Armando Maradona, o maior nome do esporte no país.

Fernández é torcedor ativo do Argentinos Juniors e usa as redes sociais para demonstrar a posição. Fora a paixão pelo clube ser citada em sua biografia no Twitter, o novo presidente argentino utiliza o espaço do microblog para "cornetar" o próprio time e comentar sobre o esporte mais popular do planeta. Sobrou até para Dario Benedetto na final da Copa Libertadores do ano passado.

"Benedetto, é ruim ficar com raiva para não jogar a final em River [Monumental de Nuñez], querer ganhar no 'tapetão' e mostrar a língua a um adversário depois de fazer um gol. Fazer isso não é coisa de um bom profissional. "Quem ri por último, ri melhor", diz o ditado. Parabéns, River", escreveu o político, comentando a icônica imagem da final do torneio sul-americano do ano passado, que terminou com título do River.

O nome de Alberto Fernández ganhou ainda mais espaço durante a campanha que culminou com a eleição do último domingo. Até o Argentinos Juniors se mobilizou e levou o então pré-candidato para desfilar no estádio Diego Armando Maradona, durante o intervalo da partida contra o River Plate, pelo Campeonato Argentino.

Fernández recebeu uma camiseta com o número 19, saudou o público que o recebeu entre vaias e aplausos e ainda ouviu os torcedores entoarem gritos contra Maurício Macri. O político do partido Frente de Todos fez questão de novamente ir às redes sociais para se aproximar do esporte popular.

"Hoje foi um dia muito especial para mim. Obrigado a todas as pessoas do Argentinos Juniors pelo presente e pelo carinho que recebi nesta noite. Nunca irei esquecer", escreveu o novo presidente argentino, em um momento de paz com o time do coração.

Alberto Fernández é o típico torcedor "corneta". Há seis anos, não havia autocensura para falar de futebol. "Dá vergonha que, com a história do Argentinos Juniors, tenhamos um técnico como [Ricardo] Caruso Lombardi. Quando só empata, ele tira atacantes. Vergonha!", reclamou sobre a retranca do profissional que é conhecido pela fama de bad boy na Argentina.

O amor pelo Argentinos Juniors aproxima o presidente argentino de Diego Maradona, ainda mais pelo espectro político. Revelado no clube do coração da nova autoridade do país, o eterno camisa 10 também declarou publicamente o apoio ao presidente eleito.

"Bem-vindos, Cristina Kirchner e Alberto Fernández. Estávamos esperando vocês. Vamos, Argentina!", postou o maior nome do futebol argentino, seguido de uma foto da vice e do presidente comemorando o resultado do pleito ocorrido domingo no país sul-americano.