Topo

Ato de racismo é registrado em Vasco e Fluminense, pelo Carioca Feminino

Fluminense e Vasco disputaram semifinal do Campeonato Carioca Feminino - LAÍS PATRÍCIO/ FLUMINENSE F.C.
Fluminense e Vasco disputaram semifinal do Campeonato Carioca Feminino Imagem: LAÍS PATRÍCIO/ FLUMINENSE F.C.

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/10/2019 15h16

Um ato de racismo foi registrado durante o clássico entre Vasco e Fluminense, no último sábado, pela semifinal do Campeonato Carioca Feminino. De acordo com a súmula da partida, Paola Rodrigues, assistente número 2 do jogo, foi chamada de "macaca", além de outros xingamentos, por uma torcedora cruz-maltina que não foi identificada.

Segundo relato do árbitro Alexandre Cardoso Rodrigues Júnior, a organização da partida e a equipe de segurança do Vasco foram acionadas para tirar um grupo de torcedores que estava em uma arquibancada próxima à assistente. A partida foi brevemente paralisada quando do ato racista, a pedido de Paola.

"Aos 19 minutos do primeiro tempo, minha assistente nº 2, srª Paola Rodrigues José, me chamou para afirmar que foi chamada de 'macaca' por uma integrante da torcida do Vasco. Além disso, [ouviu] outras ofensas, porém, [a torcedora] não pôde ser identificada. Ato continuou com a paralisação para a parada técnica. O delegado da partida agiu juntamente com a segurança do Vasco, retirando todos os torcedores da arquibancada atrás da assistente. Desde a informação passada aos responsáveis do Vasco, o clube buscou identificar a torcedora, fez o possível para ajudar e deu todo o amparo necessário"

Súmula de Vasco e Fluminense, pelo Carioca Feminino, registra ato de racismo - Reprodição - Reprodição
Imagem: Reprodição

Os torcedores, então, foram retirados do local e direcionados a uma arquibancada atrás de um dos gols. Ninguém foi detido. A Polícia Militar estava presente no local, bem como representantes da Polícia Civil.

Em nota, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) repudiou o ato e afirmou que o caso será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ).

"A FERJ repudia e lamenta o comportamento preconceituoso no jogo Vasco da Gama x Fluminense pelo Campeonato Carioca Feminino, no último sábado, no estádio Nivaldo Pereira, em Austin.

A assistente Paola Rodrigues sofreu ato racista. O caso será encaminhado ao TJD-RJ. Futebol é união, inclusão, comunhão... Basta!"

O Fluminense venceu o primeiro duelo, que aconteceu por Nivaldo Pereira, por 3 a 2. O segundo encontro, em Laranjeiras, acontece no próximo dia 3.