Topo

'Super' Mundial já tem Real, Liverpool, Chelsea; veja o que está definido

Salah comemora o gol que abriu o placar da final da Liga dos Campeões: Liverpool deve ir à China em 2021 - REUTERS/Susana Vera
Salah comemora o gol que abriu o placar da final da Liga dos Campeões: Liverpool deve ir à China em 2021 Imagem: REUTERS/Susana Vera

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 04h00

O Mundial de 2021, que será disputado na China, já começou a ser moldado. Vinte e quatro times disputarão a competição e quatro delas, Real Madrid, Liverpool, Atlético de Madri e Chelsea, estão praticamente garantidas no torneio que acontecerá entre junho e julho.

A Europa terá direito a oito vagas, enquanto a América do Sul terá seis. Ásia, África e Concacaf (Américas do Norte e Central) levarão três times cada. A Oceania, por sua vez, enviará uma equipe. Todos os representantes serão definidos pelas respectivas confederações.

No Velho Continente, a tendência é que a Uefa escolha os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa entre as temporadas 2018 e 2021. Assim, Real e Liverpool, que ergueram a taça mais cobiçada do continente nos últimos dois anos, e Atlético e Chelsea, campeões das duas edições mais recentes da Liga Europa, buscariam o título mundial na China daqui a dois anos.

Na América do Sul, a ideia é escolher representantes por meio da Libertadores e da Copa Sul-Americana, além de um torneio de campeões da competição mais importante do continente.

Assim, os representantes começariam a ser definidos nas próximas semanas. Flamengo e River Plate disputariam uma vaga via Libertadores. Finalistas da Copa Sul-Americana, Colón e Independiente del Valle se enfrentam e podem fazer parte do Mundial.

Os campeões das edições 2020 também estariam garantidos. Para fechar o grupo e escolher mais dois times, a Conmebol reeditará a Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, o Mundial de 2021 vai acontecer entre junho e julho, não junho. O erro foi corrigido.