Topo

Palmeiras

Palmeiras adota cautela em reta final para não "estourar" jogadores

Willian deve ficar fora do jogo contra o Avaí, domingo, na Ressacada - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Willian deve ficar fora do jogo contra o Avaí, domingo, na Ressacada Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras deve poupar Marcos Rocha e Willian do jogo com o Avaí
  • Preocupação do clube é evitar que problemas menores virem lesões
  • Mano Menezes deve ter os retornos de Gustavo Scarpa e Mayke
  • Palmeiras é vice-líder do Brasileirão, 10 pontos atrás do Flamengo

Com apenas o Campeonato Brasileiro em disputa e 10 pontos atrás do líder Flamengo, o Palmeiras adotou uma postura de cautela no departamento médico para não "estourar" fisicamente os jogadores nesta reta final de temporada. Os casos mais recentes foram os de Marcos Rocha e Willian, que devem ser poupados do jogo com o Avaí no próximo domingo.

O lateral direito, que já ficou fora da rodada passada contra o Athletico-PR, tem um edema na coxa, enquanto o atacante sentiu incômodo em uma antiga fibrose. Ambos devem ser retirados dos trabalhos de campo nesta semana para eliminar o risco de os problemas evoluírem para lesões mais sérias.

Outros que passaram por processos semelhantes foram o meia Gustavo Scarpa, que também não viajou para enfrentar o Athletico, mas não preocupa para o jogo com o Avaí, e o zagueiro Vitor Hugo, que desfalcou o time contra a Chapecoense após ter uma sobrecarga muscular detectada na região do abdômen. Para que o jogador não tivesse uma recaída de uma lesão sofrida em agosto, ele descansou um jogo e voltou contra o Athletico.

Por outro lado, quem se machucou após passar por uma sequência desgastante de jogos foi Luiz Adriano. O Palmeiras até tentou fazer o mesmo procedimento com o centroavante ao poupá-lo da partida contra o Atlético-MG no começo do mês, mas, mesmo assim, ele só durou 25 minutos no jogo seguinte, contra o Santos. O camisa 10 está há duas semanas tratando lesão muscular na coxa e ainda não deve estar à disposição para domingo.

Com vários desfalques, Mano Menezes terá novamente que mudar a escalação do Verdão para a partida. Além dos problemas físicos, ele também não terá Gustavo Gómez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A boa notícia fica por conta da possível volta de Mayke, que desde a semana passada já treina com os companheiros no gramado após passar por cirurgia nos adutores, e pode ser o substituto de Marcos Rocha.

Quem completa o departamento médico do Palmeiras é Ramires. O volante passa por processo de recondicionamento físico para a correção das consequências de um tratamento feito na China, para corrigir uma lesão no tendão adutor, que o Palmeiras considerou longe do ideal. Mano quer quer o jogador volte a ficar com 100% de sua capacidade antes de voltar a usá-lo, o que pode acontecer só no ano que vem.

Com 54 pontos, o Palmeiras precisa contar com pelo menos quatro tropeços do Flamengo para conseguir o bicampeonato. O time dirigido por Mano Menezes visita o Avaí, às 18h, de domingo, enquanto o Rubro-Negro, que soma 64, enfrenta o CSA, às 19h do mesmo dia, no Maracanã.

Palmeiras