Topo

Globo atinge maior audiência da história da Libertadores com goleada do Fla

Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Grêmio - Bruno Baketa/AGIF
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Grêmio Imagem: Bruno Baketa/AGIF

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/10/2019 14h31

A vitória do Flamengo sobre o Grêmio por 5 a 0 rendeu números próximos aos atingidos com a seleção brasileira em jogos da Copa do Mundo para a Globo no Rio de Janeiro. Foi o recorde do futebol nesse ano. A emissora marcou 52 pontos de média, com 70% de participação nos televisores ligados, ou seja: 7 em cada 10 telespectadores que estavam vendo TV no horário acompanhavam a partida.

Como comparação, foi a média mais alta desde as oitavas de final da Copa do Mundo do ano passado, na vitória do Brasil sobre o México, que rendeu 56 pontos. A audiência foi a maior da história na Libertadores desde 2000, quando o Ibope estabeleceu o novo parâmetro de medição de audiência. Fora os jogos da seleção, foi também a maior audiência em 15 anos, desde que o Flamengo disputou a final da Copa do Brasil, em 2004, contra o Santo André (53 pontos).

Em São Paulo, os números também foram expressivos. A Globo conseguiu 32 pontos com 48% de participação nos televisores ligados. A audiência bateu o recorde do ano na Libertadores e ficou apenas um ponto abaixo da audiência da semifinal do ano passado entre Palmeiras e Boca Juniors, que rendeu 33 pontos.

Em Porto Alegre, a audiência também foi a mais alta da Libertadores nesse ano, com 46 pontos e 66% de participação, superando em dois pontos a audiência do primeiro jogo da semifinal (44 pontos). Foi a maior audiência na capital gaúcha desde a final entre Lanus x Grêmio, em 2017, que rendeu 51 pontos de média.