Topo

Rizek vê final da Libertadores em Santiago inviável e sugere ida e volta

André Rizek durante o programa "Seleção SporTV" - Reprodução/SporTV
André Rizek durante o programa "Seleção SporTV" Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2019 21h47Atualizada em 22/10/2019 21h50

A final da Copa Libertadores da América está marcada para acontecer no dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. A Conmebol tem monitorado a situação envolvendo protestos e instabilidade política na capital chilena nos últimos dias, e estuda mudar o local da decisão. Para André Rizek, apresentador do Grupo Globo, no entanto, Santiago não tem condições de receber a final da principal competição continental.

O jornalista usou sua conta no Twitter para falar sobre a situação. Na opinião de Rizek, a melhor alternativa seria promover a decisão nos moldes antigos da Libertadores, com jogos de ida e volta, na Argentina e no Brasil.

"Vamos falar o 'portunhol' bem claro? Hoje, Santiago não tem a menor condição de receber final de Libertadores. Se a situação persistir (algo muito além do futebol e imprevisível), não vejo alternativa melhor que um jogo na Argentina e outro no Brasil. Está aí a dica, Libertadores", escreveu o apresentador.

Os protestos na capital chilena começaram na última sexta-feira, motivados pelo aumento do preço de passagem do metrô em Santiago, e rapidamente cresceram, com um movimento que traz outras demandas sociais.

Até agora, 1.420 pessoas foram detidas durante os protestos. Destes, 181 são crianças e adolescentes, e 300 são mulheres. Além disso, quinze pessoas já morreram, sendo onze na região metropolitana de Santiago.