Topo

"Flamengo acordou massa de torcedores adormecida", diz Calçade

Torcida do Flamengo faz a festa durante o jogo contra o Internacional - Alexandre Vidal e Marcelo Cortes/Flamengo
Torcida do Flamengo faz a festa durante o jogo contra o Internacional Imagem: Alexandre Vidal e Marcelo Cortes/Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2019 20h55

Flamengo e Grêmio decidem amanhã, no Maracanã, uma vaga na decisão da Copa Libertadores da América. O time rubro-negro, líder isolado do Campeonato Brasileiro, entra em campo com a vantagem do empate sem gols, já que o jogo em Porto Alegre terminou 1 a 1. No Futebol na Veia de hoje, Paulo Calçade afirmou que as boas campanhas da equipe carioca nas principais competições que disputa estão acordando uma massa de torcedores adormecida, que pode ser um ativo muito valioso ao clube.

O comentarista falou do fracasso do Flamengo em formar tradição em âmbito continental nos últimos anos, mas entende que o atual time rubro-negro tem potencial para formar tal tradição por jogar um futebol bonito e encantador.

"O Flamengo não conseguiu formar tradição nos últimos anos, mas tem um time recente que é muito bom. [...] Nos últimos anos, reconhecidamente o Grêmio apresentou um bom futebol, e o Flamengo agora está em um estágio até superior, em encanto, beleza; o Flamengo alcançou isso. O Flamengo não tem tradição, mas pode formar", declarou.

Calçade ainda opinou que tradição não se compra, mas que o dinheiro ajuda a alcançá-la, uma vez que possibilita a montagem de bons times, como é o caso do atual grupo flamenguista. O comentarista também ressaltou que o Flamengo pode usar o tamanho e o engajamento de sua torcida para aumentar sua tradição nas competições sul-americanas.

"Tradição não se forma com dinheiro, mas dinheiro é importante. E até hoje o Flamengo não conseguiu usar. Um exemplo: O Flamengo tem de torcida o tamanho da Argentina: 45 milhões de pessoas em estimativas. Quanto que o Flamengo usa disso? Nunca usou. Pode ser que use agora. Essa massa de torcedores do Flamengo estava adormecida, e ela vai passar a incomodar muita gente. Ela acordou porque precisava de um estímulo. E hoje tem um estímulo dentro de campo", completou.