Topo

Posse de Bola

OPINIÃO

Tironi: "Luxemburgo do Vasco não é aquele de Palmeiras e Corinthians"

Do UOL

Em São Paulo

21/10/2019 15h07

O Vasco encerrou a invencibilidade do Internacional jogando no Beira-Rio pelo Campeonato Brasileiro e se distanciou do risco de queda, além de seu treinador Vanderlei Luxemburgo já falar em disputa por vaga na Libertadores. Assim como o Cruzeiro com Abel Braga engatou duas vitórias seguidas e saiu da zona de rebaixamento.

O podcast Posse de Bola analisou se os trabalhos de Vanderlei Luxemburgo no Vasco e Abel Braga no Cruzeiro estão acima do que os clubes podem alcançar na temporada e se eles devem ter sequência no comando de seus clubes.

"Assim como o Diniz do São Paulo não é o Diniz que eu achava que deveria ser, o Luxemburgo do Vasco não é aquele Luxemburgo do Palmeiras e do Corinthians. Na rua as pessoas confiam no Luxemburgo, o exemplo que eu dou é hoje, o porteiro do meu prédio é um são-paulino fanático, eu saí e ele falou 'Tá ruim o São Paulo, em compensação você viu o Vasco lá? Tem que trazer o Luxemburgo!' Ele é um fã do Luxemburgo", afirmou Eduardo Tironi.

Na avaliação de Mauro Cezar Pereira, Luxemburgo hoje colhe os frutos de ter apontado uma meta muito abaixo do que o Vasco poderia atingir no Brasileirão e só vê motivos para elogiar o veterano treinador em caso de o clube carioca efetivamente brigar por posições mais acima na tabela.

"Vanderlei Luxemburgo faz um trabalho bom, regular para bom, nada além disso. É só observar o que o Vasco faz em campo, o tipo de jogo que o time pratica é mais do mesmo", afirma Mauro Cezar.

"Aquela conversa lá atrás de que o objetivo era não ser rebaixado colou pra muita gente, se colocou lá embaixo a meta do Vasco quando deveria ser desde o começo essa posição aí, um meio de tabela com folga em relação aos últimos lugares do Campeonato Brasileiro, mas se colocou lá para baixo para dizer que a coisa é pior do que é e aí quando se consegue o que se espera, uma campanha mediana parece sensacional. Eu não caio nessa", completou.

Para Arnaldo Ribeiro, o perfil de Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga pode ser o de treinadores que são contratados para salvar times da briga contra o rebaixamento e não para a montagem de um conceito de futebol para uma temporada completa.

"Antes de começar o campeonato qual era o objetivo do Vasco? Não passar sufoco, não ficar perto da zona de rebaixamento. E o Luxemburgo está cumprindo esse papel. O trabalho dele para esse Vasco é bom. É a mesma coisa com o Abel no Cruzeiro, o cruzeirense não quer cair. Você acha que o torcedor do Cruzeiro gosta mais do Rogério Ceni ou do Abel hoje?", afirmou Arnaldo.

"Impossível para qualquer treinador com outro perfil. Um time grande com a possibilidade de ser rebaixado, só vale o técnico tradicional. Se arrisca, você vai cair. Talvez seja o limite desses caras hoje, o limite do Luxemburgo e o limite do Abel", completou.

Posse de Bola: quando e onde ouvir

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). O Posse de Bola está disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts e no Google Podcasts . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.