Topo

Palmeiras

Pró-grama sintética, Palmeiras busca 3ª vitória em 4 anos na Baixada

No ano passado, Palmeiras fez 3 a 1 sobre o Athletico em Curitiba; Bruno Henrique marcou - Jason Silva/AGIF
No ano passado, Palmeiras fez 3 a 1 sobre o Athletico em Curitiba; Bruno Henrique marcou Imagem: Jason Silva/AGIF

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

20/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras tem duas vitórias e uma derrota na grama sintética da Arena da Baixada
  • Em 2016 e 2018, anos em que foi campeão, Verdão derrubou invencibilidade do rival
  • Única derrota aconteceu em 2017, na última rodada, com título já decidido
  • Jogo acontece em meio a projeto de instalar grama sintética no Allianz Parque

O Palmeiras enfrenta hoje o Athletico-PR pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro buscando manter o retrospecto positivo na grama sintética da Arena da Baixada. Desde que a ainda controversa grama artificial foi instalada em 2016, o Verdão acumula duas vitórias e uma derrota nas três visitas que fez a Curitiba. Nas duas vezes em que ganhou na casa do adversário, aliás, o time paulista foi campeão.

Curiosamente, o confronto acontece em um momento no qual o Palmeiras também estudar mudar o piso de seu estádio para gramado sintético. Uma delegação alviverde visitou a Holanda na semana passada para averiguar processos de fabricação, instalação e manutenção. O departamento de futebol do clube é favorável à mudança. O próximo passo é uma reunião com representantes da WTorre e da empresa Soccer Grass para alinhar a viabilidade financeira do projeto.

De acordo com o Palmeiras, a tecnologia da grama sintética que pode ser instalada no Allianz Parque é superior à da Arena da Baixada e mais próxima de grama real. O meia Raphael Veiga, que jogou emprestado ao Athletico no ano passado, falou sobre a questão e disse que jogar bem no gramado artificial é questão de adaptação.

"Todo jogador gosta de jogar em campo bom, quem tem a ganhar é o futebol, os times. Já vi muitos jogadores falando que gostam do gramado artificial, e alguns que não. Acho que esse 'não gostar' é mais pelo fato da adaptação. Eu particularmente joguei lá o ano passado inteiro e gostei muito, me adaptei muito bem, então gosto bastante", disse Veiga.

Os três triunfos

Em 2016, o Palmeiras venceu por 1 a 0 pela 20ª rodada, com gol de Vitor Hugo, que deve voltar à equipe após ser desfalque na rodada passada, contra a Chapecoense, por sobrecarga muscular no abdômen. O triunfo fez o time de Cuca abrir vantagem na liderança e acabou com a invencibilidade do Furacão na Arena, no primeiro ano em que o gramado sintético foi utilizado.

Já em 2017, o duelo aconteceu pela última rodada do Brasileirão, com o Corinthians já campeão, e o Athletico venceu por 3 a 0. A alegria do time da casa ficou ainda maior porque o rival Coritiba foi rebaixado à Série B no mesmo dia.

Por fim, em 2018, uma nova vitória do Palmeiras: na quarta rodada, ainda sob o comando de Roger Machado, o alviverde fez 3 a 1, com gols de Willian, Bruno Henrique e Marcos Rocha - os dois primeiros devem ser titulares novamente hoje. O Athletico descontou com Pablo, hoje no São Paulo, mas perdeu a invencibilidade em casa que ostentava desde novembro do ano anterior.

Com 53 pontos, o Palmeiras não pode pensar em outro resultado que não a vitória para continuar na perseguição ao líder Flamengo, que tem 61. A bola rola a partir das 19h de hoje, na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR x Palmeiras

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 20 de outubro de 2019 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Athletico: Santos; Madson, Léo Pereira, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington; Bruno Guimarães e Léo Cittadini; Rony, Thonny Anderson e Marcelo Cirino. Técnico: Tiago Nunes

Palmeiras: Weverton; Jean, Gustavo Gómez, Vitor Hugo (Luan) e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Dudu, Willian e Henrique Dourado (Deyverson). Técnico: Mano Menezes

Palmeiras