Topo

Mancini tem que superar rejeição e crise financeira para salvar Atlético-MG

Vagner Mancini fará a sua primeira partida como treinador do Atlético-MG diante do Santos - Bruno Cantini/Atlético
Vagner Mancini fará a sua primeira partida como treinador do Atlético-MG diante do Santos Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Mancini precisa lidar com a rejeição dos torcedores do Atlético-MG em seu primeiro jogo no Independência. Outro problema é a crise financeira
  • Galo luta para evitar o descenso no Brasileirão. Time está mais perto da zona da degola que do grupo de classificação para a Libertadores
  • Treinador crê que a rejeição por parte dos atleticanos é normal: "Isso acontece, tem que respeitar a opinião"
  • Outro problema é a alegada crise financeira do clube, que deve salários ao elenco nesta temporada. Mancini trata problema com naturalidade

Vagner Mancini terá que conviver com dois problemas para tirar o Atlético-MG de uma situação incômoda no Campeonato Brasileiro 2019: a rejeição dos torcedores e a crise financeira do clube.

O treinador, que vai dirigir o time pela primeira vez em partida na Arena Independência às 16h, tenta tirar o Galo de perto da zona de descenso. Hoje, os mineiros estão mais próximos dos potenciais rebaixados do que do grupo de classificação para a Copa Libertadores 2020.

A crise técnica, no entanto, é acrescida aos fatores extracampo. O primeiro deles é a rejeição da torcida, que comprou mais de 21 mil ingressos para o jogo diante do Santos, às 16h (de Brasília).

"Sobre a rejeição, ela acontece. Você tem que respeitar a opinião das pessoas. Eu tive dois rebaixamentos na vida, já tive acessos, títulos de Copa do Brasil, já venci estaduais, já tive time que assumi na metade do campeonato com 12 pontos e salvei do rebaixamento. O futebol é feito de empates, vitórias e derrotas. Isso faz parte do crescimento de todo profissional. Eu não escondo as minhas derrotas, mas não fico exaltando as minhas vitórias. Eu já fiz bons trabalhos e é por isso que o Atlético me escolheu", declarou em entrevista coletiva antes do jogo de hoje.

Outro aspecto que precisa ser trabalhado por Mancini é a crise financeira. Hoje, o Galo deve pelo menos dois meses de salários ao elenco, conforme apurado pelo UOL Esporte com atletas, agentes e assessores. O clube, por outro lado, alega que há atraso de dias nos pagamentos.

A dívida incomoda o elenco, mesmo que o discurso adotado seja de pacificação e entendimento por parte dos jogadores. Mancini terá que lidar com o fato em sua chegada à Cidade do Galo.

"O atraso de salário não pertence somente ao atleta, ele está inserido na sociedade brasileira. O futebol fica exposto quando você tem a nota que o clube deve aos profissionais. Nós, do esporte, estamos mais expostos a isso. Não é só no Atlético. Fica até fácil falar sobre isso quando a gente vê que todo mundo passa por isso. A Inglaterra passou por isso na década de 1970, os clubes tinham dívidas altíssimas e se reconstruíram de forma inteligente", disse o comandante.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SANTOS


Data: 20 de outubro de 2019, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Caio Max Augusto Vierira (RN)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

ATLÉTICO-MG: Cleiton; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Nathan (Leonardo Silva), Elias, Juan Cazares e Luan; Rómulo Otero e Franco Di Santo.
Técnico: Vagner Mancini

SANTOS: Everson; Lucas Veríssimo, GH e Luan Peres; Ferraz (Pará), Pituca, Sánchez e Jorge; Soteldo, Tailson e Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli