Topo

Futebol


Importado x prata da casa: gringo Jesus faz 1º Fla-Flu contra ídolo Marcão

Jorge Jesus, técnico do Flamengo, e Marcão, técnico do Fluminense - Colagem de fotos de Alexandre Vidal / Flamengo e Lucas Merçon / Fluminense
Jorge Jesus, técnico do Flamengo, e Marcão, técnico do Fluminense Imagem: Colagem de fotos de Alexandre Vidal / Flamengo e Lucas Merçon / Fluminense

Alexandre Araújo e Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2019 04h00

Parece clichê, mas o Fla-Flu deste domingo (20) guarda um verdadeiro duelo de opostos no Maracanã. De um lado, o hoje rico Flamengo recorreu ao português Jorge Jesus para comandar a forte equipe em 2019, enquanto o Fluminense, em crise financeira, encontrou Marcão como solução caseira para a temporada. Entre um estreante no clássico e um ídolo da torcida, as diferenças não param por aí.

A primeira vez de Jesus no estádio foi justamente assistindo ao confronto entre as duas equipes no primeiro turno. Como se não bastasse a coincidência, o "Mister", já xodó da torcida rubro-negra, também criticou o Tricolor no passado. Ao comentar sobre o volante Wendel, cria de Xerém que hoje atua no Sporting, o português não mediu as palavras.

"Uma coisa é jogar no Fluminense, outra coisa é jogar no Sporting. Com todo o respeito ao Fluminense, que também é uma grande equipe no Brasil", alfinetou o gringo em março de 2018, quando nem sonhava trabalhar no Brasil.

Jorge Jesus, agora, vai dirigir seu time pela primeira vez contra esse Flu. Vale lembrar que, em sua apresentação, o português teve palavras bem mais amigáveis. Declarou conhecer como o clássico mais charmoso do país.

Do outro lado, Marcão dá os primeiros passos na carreira de treinador, mas, como volante tricolor, enfrentou o Flamengo em 19 oportunidades, dentre as 397 vezes que vestiu a camisa do clube. Obviamente, trata o adversário com enorme respeito.

"É corrigir algumas coisas nesse curto espaço de tempo para domingo, para ter a cabeça boa e forte na hora de enfrentar nosso grande rival. A gente sabe que vai ser um jogo contra o líder, que está vivendo ótimo momento. Trata-se de um grande clássico. Acredito muito na minha equipe, no potencial que temos. Não tem um vencedor antecipado. Precisamos de todos fortes para essa decisão de domingo", opinou o técnico sobre a partida.

O lado financeiro também pesa na conta, já que Jorge Jesus é um dos treinadores mais bem pagos do futebol brasileiro. Antes auxiliar permanente e agora efetivado, Marcão está do outro lado desta tabela também.

O prata da casa teve bom início, com três vitórias, um empate e uma derrota, números melhores que o início do português, que acumulou uma vitória, três empates e uma derrota em suas cinco primeiras partidas - contando a eliminação, nos pênaltis, para o Athletico, algoz do Flu no meio de semana.

Líder do Campeonato Brasileiro com 61 pontos, o Flamengo vive momento de ansiedade pela semifinal da Libertadores. Já o Fluminense, 14º colocado com metade da pontuação, 29, quer voltar à boa fase que vivia até esta semana, quando tinha cinco jogos de invencibilidade - segunda melhor marca no período, atrás apenas do próprio Rubro-Negro.

FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 20 de outubro de 2019 (domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Flamengo: Diego Aves, João Lucas (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Reinier; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Fluminense: Muriel, Gilberto, Nino, Frazan e Caio Henrique; Allan, Daniel, Ganso e Nenê; Yony González e João Pedro (Wellington Nem). Técnico: Marcão.

Errata: o texto foi atualizado
Flamengo tem 61 pontos e, não, 58, como informado anteriormente. A informação foi corrigida.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Futebol