Topo

Grêmio

Campanha de reservas freia o Grêmio e atrasa arrancada no Brasileiro

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2019 12h00

Renato Gaúcho optou por escalar reservas no Grêmio. Contra o Fortaleza, o time suplente novamente foi utilizado e saiu derrotado, dessa por 2 a 1, no Castelão, pela 27ª rodada do Brasileiro. A falta de pontos com a equipe que não é a ideal do torcedor gremista freia a arrancada que o Tricolor dava na competição.

A queda na Arena Castelão foi a 12ª partida do time reserva do Grêmio no Brasileiro, e a quarta derrota. Combinado com cinco empates e três vitórias, os suplentes conquistaram 14 pontos em 36 disputados. Ou seja: 22 ficaram pelo caminho. Um aproveitamento de 38,8%.

O time reserva marcou 12 gols, mas sofreu 14. "Nosso time tem muita qualidade, em cada jogo pensamos numa equipe. Agora é o Flamengo (pela Libertadores). Teremos força máxima e condições de conseguir a classificação", disse o goleiro Phelipe Megiolaro, que fez sua estreia.

Considerando apenas os jogos do time titular, o Grêmio tem 15 partidas, oito vitórias, três empates e quatro derrotas no Brasileiro, conquistando pontos 27 pontos, gerando 60% de aproveitamento. A equipe "A" marcou 32 gols e sofreu 16.

A opção pelos suplentes teve o mesmo motivo ao longo do campeonato: a preferência pelos torneios de mata-matas. Tanto a Libertadores quanto a Copa do Brasil forçaram a saída dos titulares em momentos específicos. Na competição nacional, o Grêmio caiu na semifinal para o Athletico Paranaense. E na quarta-feira disputará vaga na final da continental contra o Flamengo.

A conduta não é novidade. O sucesso em competições de mata-mata com os títulos da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 referenda a troca da equipe e sustenta a opção por "abrir mão" de alguns jogos do Brasileiro.

Grêmio