Topo

Cruzeiro sonha com saída do rebaixamento e tenta quebrar 3º tabu com Abel

Com boa recordação da Arena Corinthians, Cruzeiro volta ao palco do hexa para tentar sair da degola no Brasileiro - NELSON ALMEIDA/AFP
Com boa recordação da Arena Corinthians, Cruzeiro volta ao palco do hexa para tentar sair da degola no Brasileiro Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

19/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Cruzeiro frequenta a zona de rebaixamento desde a última rodada do primeiro turno
  • Há cinco jogos, equipe não tinha chances de ficar fora do Z-4 independente do seu resultado
  • Clube tem longo tabu de não vencer fora de casa pelo Brasileiro há mais de um ano
  • Palco do hexa da Copa do Brasil, Arena Corinthians guarda boa recordação para os cruzeirenses

Depois de mais de um mês frequentando a zona do rebaixamento, o Cruzeiro finalmente se depara com uma possibilidade real de deixar o Z-4 do Brasileirão. E isso poderá acontecer ao final desta 27ª rodada. Para terminar bem o final de semana, o primeiro passo será alcançar um bom resultado às 19h de hoje (de Brasília), contra o Corinthians. Um triunfo fora de casa também dará fim a um longo jejum sob o comando de Abel Braga, que já derrubou dois tabus desde que chegou ao clube.

Ao perder para o Palmeiras, no final do primeiro turno, o Cruzeiro entrou para a zona de rebaixamento e de lá não saiu mais. Pior que isso, desde a 21ª rodada, quando empatou com o Ceará e demitiu o técnico Rogério Ceni, a equipe não via mais perspectivas de deixar o Z-4 na partida seguinte, passando a depender de duas rodadas perfeitas para isso acontecer. E essa história começou a mudar no meio de semana. Ao vencer o São Paulo, a equipe ainda contou com os tropeços dos seus principais concorrentes no momento. Desta vez, o cenário ideal precisa se repetir, com uma outra vitória da Raposa e novos tropeços de Ceará e CSA, que pegarão o Bahia e o Botafogo, respectivamente.

Mas para vencer o Corinthians na capital paulista, o Cruzeiro terá que lidar com um problema que já vem atrapalhando o time há mais de um ano. Em jogos do Brasileirão, a última vitória fora de casa aconteceu em junho do ano passado. De lá para cá, já são 27 partidas sem os três pontos - 14, em 2018, e outras 13, na atual temporada.

Outro fator que pode complicar é o histórico do Corinthians, que ainda não perdeu pelo campeonato dentro do seu território. Mas a favor de Abel Braga e companhia estão justamente essas quebras de tabus que vinham incomodando o grupo. Com o treinador, o time voltou a vencer após nove jogos e também passou a marcar gols com a bola rolando (o Cruzeiro chegou a balançar as redes por apenas três vezes em oito partidas, todas de pênalti).

Pelo menos a lembrança na Arena Corinthians é boa. Na última quinta-feira (17), o clube comemorou um ano do hexacampeonato da Copa do Brasil. No dia 17 de outubro do ano passado, o Cruzeiro se tornou o recordista de títulos do torneio ao bater o time paulista na grande final. No Mineirão, Thiago Neves fez o gol da vitória celeste. Na volta, Robinho e Arrascaeta garantiram a vitória e a taça para a Raposa.

CORINTHIANS x CRUZEIRO

Motivo: 27ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 19/10/2019, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistente: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Correa Farinha (RJ)
VAR: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Corinthians: Walter; Fagner, Bruno Méndez, Marllon e Carlos Augusto; Ralf, Sornoza, Pedrinho, Mateus Vital e Janderson; Gustagol. Técnico: Fábio Carille.

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson; Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred. Técnico: Abel Braga.