Topo

Reunião indica grau máximo de segurança para Flamengo x Grêmio

Órgãos de segurança fazem reunião antes da partida entre Flamengo x Grêmio - Alexandre Araújo/UOL Esporte
Órgãos de segurança fazem reunião antes da partida entre Flamengo x Grêmio Imagem: Alexandre Araújo/UOL Esporte

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2019 13h30

Em reunião realizada hoje (18), na sede do Centro de Operações do Rio de Janeiro, foram costuradas algumas ações necessárias para mobilidade e logística visando o jogo entre Flamengo e Grêmio, pela semifinal da Libertadores, quarta-feira, no Maracanã.

Neste encontro, foram apontadas as necessidades de cada órgão envolvido e ficou definido que será usado o alerta máximo em relação à segurança.

Na segunda-feira, uma nova reunião na sede da Federação de Futebol do Rio se Janeiro (Ferj) vai concretizar o efetivo de segurança e alguns outros detalhes da operação que será colocada em prática.

"Encontro altamente positivo. Os objetivos são claros, realizar um evento com qualidade grande, que as pessoas possam ir e voltar com segurança, e que a cidade do Rio saia fortalecida com um evento dessa natureza sendo realizado sem nenhum tipo de problema", disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj, que completou:

"As reuniões sempre acontecem. Claro que, em um evento dessa grandeza, um segundo jogo e decisivo de uma semifinal de Libertadores, tudo será aplicado com uma amplitude maior. Em síntese, é isso. Claro que, em um jogo como esse, o efetivo será posto o grau máximo de dispositivo de segurança, sem dúvida".

Marcelo ressaltou que haverá uma atenção grande no trabalho de prevenção e salientou que ele começará já na terça-feira, dia anterior à partida.

Além do fechamento de ruas nos arredores do Maracanã a partir do fim da tarde de quarta, uma das medidas apontadas foi o fato de que serão cobrados os ingressos físicos. Ou seja, os torcedores terão de trocar as entradas e nenhum tipo de tecnologia, como cartão de sócio-torcedor, será aceita. Assim, há a expectativa que apenas pessoas com ingresso e credenciadas consigam estar nas proximidades do estádio.

A final da Sul-Americana de 2017, entre Flamengo e Independiente, da Argentina, partida em que teve uma grande confusão ao redor do Maracanã, foi lembrada.

Em relação às ameaças de invasão, feitas em perfis em redes sociais, Marcelo garantiu que já um trabalho visando evitar novos problemas como os que aconteceram há dois anos

"O que aconteceu foi um jogo fora da curva. Desde então, pegamos o que aprendemos com aquele jogo e estamos colocando em prática. Estamos atentos e o setor de inteligência já está analisando o que pode, realmente, acontecer ou o que é apenas fake news para poder saber onde atacar", afirmou.