Topo

Grêmio

Léo Moura ou Galhardo? Teste contra o Bahia aumenta dúvida no Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2019 04h00

O jogo contra o Bahia era para deixar certezas, mas aumentou a dúvida na lateral direita do Grêmio. A derrota por 1 a 0, com pênalti cometido por Léo Moura, mantém o posto aberto para o jogo de volta da semifinal da Libertadores, dentro de uma semana.

Galhardo vinha atuando com regularidade. Fez um gol e também cometeu um pênalti no jogo anterior, contra o Atlético-MG. Nesta quarta, porém, a opção voltou a ser Léo Moura, que vive entre preservações e utilizações na equipe.

Léo Moura não fazia partida ruim. Com a conhecida qualidade técnica, tentou auxiliar a equipe sempre que teve oportunidade. Atrás, chegou a evitar ao menos duas jogadas promissoras do rival. Mas nos minutos finais acabou cometendo o pênalti que determinou a derrota gremista em casa.

"Vocês (imprensa) me conhecem. Não gosto de avaliar individualmente os jogadores, falo do conjunto, ainda mais quando vamos mal. Hoje o Léo Moura não esteve bem, como o restante da equipe também não esteve. Agora, para quarta-feira? Resta mais uma semana. Temos mais um jogo contra o Fortaleza pelo Brasileiro. Falei para eles (jogadores) que hoje ou sábado não quer dizer nada para o jogo de quarta. Não mostra quem vai jogar. Estou preocupado com sábado (jogo com Fortaleza) e só depois que vou pensar no Flamengo", disse Portaluppi.

Na semana passada, Galhardo deixou o campo alegando dores. Ainda que tenha dito que não se tratava de nada grave, a entrada de Paulo Miranda poderia constituir uma nova opção.

Porém, não está nos planos de Portaluppi utilizar o ex-jogador do São Paulo pelo lado da defesa desde o início. Miranda é tratado como alternativa dependendo da condição que o jogo apresentar.

A dúvida entre Galhardo e Léo Moura persistirá. E a avaliação aponta semelhanças entre eles. Tanto Léo quanto Galhardo são jogadores de vocação ofensiva. Um mais de drible e toque, o outro de qualidade de cruzamento e batida na bola. Um dá criação, o outro qualidade na bola parada. Mas defensivamente ambos deixam espaço.

O Tricolor montou uma semana especial de treinamentos. Viajará para Fortaleza em voo fretado já nesta quinta-feira. Não retorna a Porto Alegre entre a 27ª rodada do Brasileiro e a decisão da vaga na final da Libertadores contra o Fla.

Com 41 pontos após a derrota para o Bahia, o Tricolor vê ameaçado posto no G6 do Brasileiro. Se o Internacional bater o Avaí, hoje, tira o rival da linha de classificação para a competição continental do ano que vem.

Grêmio