Topo

"Hoje tem gol do Gabigol": autor de placa famosa pensa em patentear criação

Gabigol comemora classificação do Flamengo com placa em sua homenagem - Ricardo Moraes/Reuters
Gabigol comemora classificação do Flamengo com placa em sua homenagem Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/10/2019 12h00

Prever o futuro não estava entre os poderes do "Chapolin Colorado", herói vivido pelo ator Roberto Bolaños no programa de TV mexicano. Mas a boa fase pela qual passa Gabigol está sendo embalada por uma "profecia" de Fernando Souza, o "Chapolin Rubro-Negro", que, ainda no começo da temporada, levou ao estádio um cartaz com a seguinte frase: "Hoje tem gol do Gabigol".

Após três jogos de ausência, o artilheiro está de volta ao time do Flamengo que encara hoje (16) o Fortaleza, às 20h, no Castelão, com a expectativa rubro-negra de que o "slogan" volte a funcionar. Já são 32 gols marcados em 44 partidas na atual temporada.

A inspiração de Fernando surgiu quase que sem querer, mais precisamente em uma conversa telefônica com um amigo. Antes de um jogo no Maracanã, colega de arquibancada soltou a frase que viraria placa e inspiração para outras torcidas e até para campanha publicitária nas placas do estádio carioca. Sem um "dono", o torcedor viu sua criação ganhar vida própria.

"Sempre levei placa aos jogos com alguma mensagem desde 2009. Nem esperava toda essa repercussão, não imaginei que fosse viralizar dessa forma. Não esperava nem que ele fosse pegar a placa no Maracanã. Essa está aqui guardada, e não troco por nada. Só se for por uma camisa dele", que pretende ver se há a possibilidade de patentear a frase.

HOJE É DIA DE TBT EMM ??

Uma publicação compartilhada por Fernando Souza da Fonseca (@chapolinrubronegrooficial) em

O próprio artilheiro se encarregou de popularizar a homenagem. Em um Fla-Flu, Gabigol foi comemorar com os torcedores a vitória e viu, de dentro do campo, a criação de Chapolin. O camisa 9 pegou o pedaço de papelão e as imagens correram os quatro cantos. Nascia ali um "hábito" para o jogador, que passou a repetir o ritual cada vez que balançava a rede do adversário.

O festejo não foi muito bem visto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que advertiu que o atleta não repetisse o ritual sob pena de uma punição. A cena não se repetiu, mas as plaquinhas se multiplicam por todos estádios do Brasil.

"Encontrei com o Gabigol no estacionamento do Maracanã e falei para ele levar a placa. Ele disse que pegaria no campo e foi o que aconteceu", lembrou ele.

Além de ser figurinha carimbada na arquibancada e nas transmissões de TV, Souza também surfa na onda do bom momento da equipe, que lidera o Brasileiro e está a um empate sem gols da final da Libertadores. Recentemente, ele participou da gravação de um clipe de funk inspirado em sua criação, além de ter criado um canal. Sempre com a fantasia que o caracteriza, Souza acompanha jogos de diversas modalidades.

Chapolin - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

"Eu tinha uma festa à fantasia. Fui na loja com minha irmã e, quando vi a roupa do Chapolin, quis levar na hora. Eu sempre via pessoas fantasiadas nos jogos do Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo e pensava: "um dia vou vir com a minha". Em 2009, em um Flamengo x Atlético-MG, no Engenhão, eu me vesti e fui".

O contrato do atleta com o Flamengo vai até o fim deste ano. A diretoria rubro-negra já deu indícios de que estuda possibilidade de o camisa 9 permanecer na Gávea em definitivo, embora não seja uma negociação fácil. Chapolin não quer que os dirigentes poupem esforços para que outras placas sejam produzidas:

"Não quero que ele vá embora, não. Por mim, o Flamengo paga o valor que for para ele ficar. Mas vamos ver o que acontecer. O Gabigol é a cara do Flamengo".

Errata: este conteúdo foi atualizado
O jogo entre Flamengo e Fortaleza será disputado a partir das 20h (de Brasília) e não das 16h. O erro foi corrigido.