Topo

Barcelona se manifesta contra prisões na Catalunha: "Não é a solução"

Torcedores do Barcelona se manifestam em prol da independência da Catalunha durante jogo do clube - AFP
Torcedores do Barcelona se manifestam em prol da independência da Catalunha durante jogo do clube Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/10/2019 07h43

O Barcelona resolveu se manifestar horas depois de saber a punição dada a líderes independentistas da Catalunha, que foram condenados à prisão pela tentativa frustrada de separar a região da Espanha em 2017.

Em comunicado oficial, o clube disse que a prisão "não é solução" e que o problema só será resolvido com o uso do diálogo. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal - principal tribunal da Espanha.

Ainda na nota, o Barça se solidariza com as famílias dos condenados.

Veja, abaixo, o comunicado oficial do clube:

"O FC Barcelona, como uma das principais entidades da Catalunha e de acordo com seu histórico de defesa da liberdade de expressão e o direito de decidir, hoje, após a decisão condenatória emitida pelo Supremo Tribunal Federal em relação ao processo aberto contra a Líderes cívicos e políticos catalães, declara o seguinte: do mesmo modo que a prisão preventiva não ajudou a resolver o conflito, a sentença da prisão proferida hoje não ajudará, porque a prisão não é a solução.

A resolução do conflito na Catalunha deve vir exclusivamente do diálogo político.

Portanto, agora mais do que nunca, o clube solicita a todos os líderes políticos que conduzam um processo de diálogo e negociação para resolver este conflito, o que também deve permitir a libertação dos líderes cívicos e políticos condenados.

O FC Barcelona também expressa todo o seu apoio e solidariedade às famílias que são privadas de sua liberdade".