Topo

Por que São Paulo e Corinthians somam seis "matadores" em xeque

Vagner Love foi carrasco do São Paulo neste ano com o gol do título na final do Campeonato Paulista - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Vagner Love foi carrasco do São Paulo neste ano com o gol do título na final do Campeonato Paulista Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/10/2019 04h00

O clássico entre São Paulo e Corinthians hoje (13), no estádio do Morumbi, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente dois ataques dos mais contestados da competição. Corintianos, com 27 gols, e tricolores, com 25 gols, possuem os dois piores ataques entre os nove primeiros colocados.

Um dos motivos é a inconstância de seus "matadores". E não é falta de opção para os técnicos. Os dois times contam com três goleadores cada um. O técnico Fernando Diniz tem à disposição Pablo, Alexandre Pato e Raniel, enquanto Fábio Carille conta com Vagner Love, Mauro Boselli e Gustagol no setor.

O UOL Esporte explica abaixo a situação de cada "matador" dos rivais e por que eles não assumiram o protagonismo em seus clubes nesta temporada.

Love é o preferido de Carille, mas não da torcida

Love - Bruno Ulivieri/AGIF - Bruno Ulivieri/AGIF
Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

O atacante Vagner Love é o principal artilheiro do Corinthians na temporada, com 11 gols, mas a melhor média é de Gustagol: 0,25 contra 0,22. O camisa 9, no entanto, leva vantagem por conta de preferência do técnico Fábio Carille. Ele é o centroavante que mais jogou no clube, com 50 partidas.

Apesar de marcar o gol do título do tricampeonato paulista neste ano, Love tem irritado a torcida pelo excesso de gols perdidos, além de bolas perdidas, a maioria em pivôs mal feitos e que permitem contra-ataques dos rivais. Contra o Athletico, na última quinta-feira, o centroavante perdeu um gol incrível e desperdiçou a chance de garantir os três pontos para o Corinthians.

Boselli até fala em ir embora

Boselli - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Mauro Boselli está em xeque, na verdade, com o técnico Fábio Carille. O argentino é uma espécie de xodó da torcida. Entre os fanáticos, é quase unanimidade que ele merece ser titular.

Boselli marcou sete gols e deu três assistências em 36 jogos. É o centroavante que menos jogou no Alvinegro em 2019. Insatisfeito com as poucas oportunidades, o argentino desabafou essa semana e disse que não sabe se fica no Corinthians em 2020. O Timão só libera se recuperar o que gastou com ele neste ano, como revelou a De Primeira.

Gustagol: avassalador e esquecido

Gustagol - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

O atacante Gustagol teve início que pode ser considerado avassalador no Corinthians nesta temporada. O camisa 19 ficou por muito tempo com o posto de maior goleador do time em 2019, tanto que tem apenas um gol a menos do que Love. Com 10 gols em 40 jogos, ele tem a melhor média de gols da equipe, 0,25 por jogo. No entanto, o centroavante especialista na bola área sofreu lesão muscular no primeiro semestre, perdeu espaço e agora quase não é utilizado por Carille.

Pablo é prejudicado por lesões

pablo  - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Artilheiro do São Paulo neste ano com sete gols, Pablo parece não decolar única e exclusivamente por culpa das lesões. Ele teve sua melhor sequência no Campeonato Paulista, mas desde então entrou em uma fase de azar: já perdeu 22 partidas por contusão na temporada e por isso jogou menos da metade das vezes em que o Tricolor esteve em campo. Deve ser desfalque mais uma vez neste domingo, pois no meio de semana sofreu lesão muscular no adutor da coxa direita.

Pato tenta retomar boa forma

Pato - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Outro que sofre com lesões no São Paulo é Alexandre Pato. Ele não se vê como centroavante, mas deve herdar a função no clássico por causa das circunstâncias. O atacante tem apenas 16 jogos em 2019 porque sofreu com problemas musculares, mas jogou 90 minutos na última rodada e agora mira uma sequência. É o goleador do Tricolor no Brasileirão, com cinco gols.

Raniel ainda não convence

raniel - Rubens Chiri / saopaulofc.net - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Comprado pelo São Paulo durante a parada da Copa América, Raniel demora a corresponder e tem apenas um gol até aqui. Ele teve sequência de jogos durante a ausência dos dois companheiros, mas rendeu pouco. Perdeu o último jogo por causa de uma amigdalite e, ainda debilitado, pode ou não ser relacionado para o clássico de hoje.