Topo

Corinthians

Carille vê vaga na Libertadores e cargo em risco se desempenho não melhorar

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/10/2019 20h52

Fábio Carille não ficou nada satisfeito com o desempenho do Corinthians no clássico de hoje (13), contra o São Paulo. Derrotado por 1 a 0, o Alvinegro foi apático na parte ofensiva e praticamente não levou perigo ao gol de Tiago Volpi.

Para o comandante corintiano, se o futebol não melhorar, é capaz de o time nem ir para a Libertadores e até mesmo seu emprego ficar em risco. No momento, a equipe ocupa a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos -- supera o São Paulo no saldo de gols (11 a 10).

"A casinha está bem fechada. O que temos que crescer é ofensivamente, tem que melhorar. E se não melhorar não classifica para a Libertadores. Temos que melhorar para que a gente cresça na competição", disse o técnico em coletiva ainda no Morumbi.

"Pode (render meu emprego). O que está me chamando atenção é que não é só quem está mal, Wagner Lopes (ex-treinador do Atlético-GO), na Série B. Pode. Isso faz parte do nosso futebol, da nossa cultura", alertou, lembrando a demissão recente no time goiano, atualmente na terceira posição da segunda divisão.

Veja outros assuntos da coletiva de Carille

Problemas do time

Conversando com comissão, de 63 jogos não fizemos dez bons jogos. Campeão paulista, já falei várias vezes, mas com dificuldade para jogar. Falei na coletiva que a característica do time não é pro Boselli. Quando pedi, imaginava outras coisas. Nosso time gosta de rodar, todos querem bola no pé. Em relação ao jogo, ganhou o melhor, quem acertou passe, buscou jogo e foi ofensivo. A gente foi muito abaixo. O básico do futebol para mim é o passe. Estamos tendo dificuldade no básico, as coisas se tornam mais difíceis. Grupo consciente de que está mal, vestiário a cada jogo você vê que poderia render mais. Podemos melhorar e não é de hoje.

O que falta?

Essa questão de rótulo de retranqueiro terminei com o Vasco com Pedrinho, Vital, Jadson, Clayson e Gustavo. Hoje com Vital, Love, Clayson, Boselli. Dificuldade está no entender do jogo. Estamos com ideia que não é do Corinthians de ficar recuando ao Cássio, parece que está um pouco sem confiança de fazer isso. Vamos errar para frente, incomodar mais. Isso passa pelas características dos jogadores que vem de trás, tem profundidade, como foi Rodriguinho, esse jogador que fica flutuando perto do 9. Entendimento está difícil, mas por incrível que pareça estamos em quarto. Não dá para entender. Era para estarmos fora da zona de classificação. Então alguma coisa tem de bom: entrega, vontade, organização defensiva. Temos que crescer na parte ofensiva e estou tendo dificuldade.

Mudar sistema de jogo

Eu não tenho tempo para isso, jogamos quinta, jogamos hoje, tem jogo quarta-feira, amanhã repouso. Para jogar na quarta à noite, sábado. Não temos tempo. Pensar em algo depois do Cruzeiro, semana livre. Acredito muito nesse sistema. Clube também acredita que atacar é aquilo que nos falta para voltar a ser forte.

Pedrinho

Muito pouco tempo. Ele joga amanhã, uma segunda, não sei se tenho ele para quarta, esperar ver o tempo e tudo mais. Tentei fazer isso contra Vasco, eu acho, jogando Ramiro do lado e ele por dentro, não funcionou. Fim de primeiro tempo ruim. Pedrinho nunca vi jogar por dentro no Corinthians, sempre foi Fabrício (Oya) de 10 e ele de lado. Ele faz o Fagner jogar, triangulação, chegada pela direita. Para trazer uma mudança dessa, que não tive tempo na Copa América. Sem tempo, não vou fazer mudanças.

Corinthians