Topo

São Paulo

Sequência de lesões impede São Paulo de usar 'ataque ideal' em 2019

Érico Leonan/saopaulofc.net
Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

12/10/2019 12h00

Ultimamente tem sido assim: se tem Alexandre Pato, não tem Pablo em campo. E vice-versa. Artilheiros do São Paulo em 2019, os dois somam 12 gols mas sofrem com seis lesões combinadas e por isso quase não jogam ao mesmo tempo: estiveram juntos em apenas 130 minutos neste ano.

Em 2019 inteiro, Pato e Pablo só combinaram em campo em três oportunidades. Curiosamente, em três empates: na volta da parada da Copa América, em clássico contra o Palmeiras; contra o CSA no Morumbi; e nesta semana contra o Bahia (veja detalhes mais abaixo).

O desencontro se dá pelas lesões. Pablo viveu sua melhor sequência no começo de 2019, quando Pato ainda nem tinha voltado ao São Paulo. Ele chegou a jogar 15 de 17 jogos na arrancada da temporada, mas desde então é perseguido por problemas físicos. Ele sofreu um estiramento muscular em partida contra o Bahia, na Fonte Nova.

Já Alexandre Pato teve seu período saudável justamente durante a ausência do companheiro e só agora volta a ter boas condições.

O drama de Pablo é o mais lastimável. O camisa 9 ficou parado das finais do Paulistão até a parada da Copa América por causa de um cisto na coluna lombar; no retorno jogou apenas 45 minutos (na primeira vez ao lado de Pato) antes de sofrer lesão ligamentar no tornozelo direito. Ao todo ele já desfalcou o São Paulo em 22 partidas no ano.

Pato, por sua vez, teve seu período mais longo como titular a partir do começo do Brasileirão. Então teve um edema na coxa direita e, no jogo em que retornou, sofreu um estiramento muscular que o tirou de combate por vinte dias. Ele voltou na última quarta-feira (9), quando jogou 90 minutos no empate sem gols com o Bahia.

Com Pablo fora, a responsabilidade de ser o "homem-gol" do São Paulo recai sobre Alexandre Pato às 18 horas (de Brasília) deste domingo (13). No clássico contra o Corinthians, o camisa 7 reencontra seu ex-time em Itaquera, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pato e Pablo juntos nesta temporada:

13/julho - 45 minutos em São Paulo 1 x 1 Palmeiras (Pablo saiu lesionado)
15/setembro - 45 min em São Paulo 1 x 1 CSA (Pato jogou o 2º tempo e sentiu lesão)
9/outubro - 40 min em Bahia 0 x 0 São Paulo (Pablo saiu lesionado)

São Paulo