Topo

Athletico

Presidente do Athletico faz 3ª cirurgia, agora com médico de Bolsonaro

Mário Celso Petraglia em entrevista coletiva no Atlético-PR - Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
Mário Celso Petraglia em entrevista coletiva no Atlético-PR Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/10/2019 18h13

Resumo da notícia

  • Petraglia precisou passar por nova cirurgia para corrigir fístula intestinal
  • Responsável pela operação foi o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, que operou Jair Bolsonaro
  • Dirigente está internado há mais de 20 dias e já tinha sido operado duas vezes
  • Sem ele, vice-presidente e gerente de futebol negociam permanência do técnico Tiago Nunes

Vinte e cinco dias após ser internado às pressas para uma desobstrução intestinal em Curitiba, o presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Mario Celso Petraglia, 75 anos, passou por nova cirurgia nesta sexta-feira (11), em São Paulo, para tentar corrigir uma fístula intestinal, problema que o levou ao internamento. A operação foi conduzida pelo médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, o mesmo que operou o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O UOL conversou com o médico, que explicou a necessidade da nova operação: "As duas lá [Curitiba] foram feitas para coibir a fístula. Agora fizemos uma na tentativa de corrigir a fístula", disse, em contato rápido. Ele ainda afirmou que Petraglia "está lúcido, recebendo visitas e em ótimo estado."

Nas últimas semanas, o dirigente passou por diversas micro intervenções que procuravam afastar a possibilidade de um quadro infeccioso. Foi por essa razão que ele foi transferido para São Paulo. Não há previsão de alta.

Sem Petraglia, diretoria de futebol planeja 2020

Enquanto isso, o gerente de futebol do clube, o ex-zagueiro Paulo André, e o vice-presidente Marcio Lara já tratam da temporada 2020. Embora haja eleição marcada para dezembro — ainda não se sabe se haverá chapa de oposição à atual gestão —, os dois iniciaram conversa para a renovação de contrato com o técnico Tiago Nunes, especulado em outros clubes com as mudanças de técnicos no Brasileirão.

Nunes conseguiu os títulos do Paranaense 2018, da Copa Sul-Americana, do Intercontinental JLeague-Conmebol e da Copa do Brasil no comando do time. Rafael Guanaes dirigiu o time bicampeão estadual em 2019.

O Athletico apresentou um projeto ao treinador, que trabalha em conjunto com todas as outras comissões técnicas do clube, para que ele permaneça. Com Libertadores garantida para a próxima temporada e uma possibilidade de participar de uma seletiva para o novo Mundial de Clubes Fifa em 2021, como campeão da Copa Sul-Americana 2018, o Furacão tenta seduzir Nunes a seguir no clube, além de negociar um reajuste salarial.

Athletico