Topo

Interino do Inter tem status oposto ao de Odair e poucas chances de ficar

Ricardo Colbachini comanda o Internacional contra o Santos após bom trabalho no time sub-23 - Ricardo Duarte/SC Internacional
Ricardo Colbachini comanda o Internacional contra o Santos após bom trabalho no time sub-23 Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/10/2019 04h00

Quase dois anos depois, o Internacional voltará a ser comandado em um jogo oficial por treinador interino. Ricardo Colbachini, no entanto, tem status bem diferente do último nome a ocupar essa função. Ao contrário de Odair Hellmann, técnico provisório no final de 2017, o atual comandante de emergência tem pouquíssimas chances de ser efetivado no cargo.

Colbachini vai dirigir o Inter diante do Santos, domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo em Porto Alegre é a grande chance para o time encerrar a série de quatro jogos sem vitória.

Nos corredores do Beira-Rio, porém, existem ressalvas ao trabalho do jovem treinador e, mesmo que o desempenho seja bom, tem pouquíssimas chances de seguir no cargo até dezembro.

Odair, em novembro de 2017, assumiu o time na reta final da Série B e tinha convivência com o elenco. Antigo auxiliar técnico, gozava de ótima relação com o elenco e também possuía experiência como jogador do próprio clube a seu favor.

Aos 33 anos, Ricardo Colbachini tem a carreira alicerçada em estudos sobre futebol e trabalho com jovens, onde acumulou dez títulos entre estaduais infantil, juvenil e júnior. No Caxias, chegou a ser treinador em jogo contra o Inter pelo Gauchão e mata-mata da Copa do Brasil. Em Porto Alegre, foi técnico do sub-20 do Colorado antes de assumir o time sub-23.

É justamente esse histórico com jovens que pesa contra uma eventual permanência até dezembro. O Internacional entende que, neste momento de oscilação do time, precisa de maior estofo na comissão técnica para garantir vaga à Libertadores de 2020.

Colbachini deixa o time sub-23 do Internacional às vésperas da terceira decisão consecutiva do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Em 2017, o clube venceu o Santos e ficou com o título. No ano passado, a taça acabou nas mãos do São Paulo. Agora, está entre Inter e Grêmio - os dois times empataram o primeiro jogo em 0 a 0 e voltam a se enfrentar no domingo, em Caxias do Sul, para saber quem fica com o título.