Topo

Grêmio faz empréstimo de R$ 10 milhões para manter fluxo de caixa

Grêmio de Romildo Bolzan Jr. apresentou superávit nos últimos anos, mas sofreu com fluxo de caixa agora - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio de Romildo Bolzan Jr. apresentou superávit nos últimos anos, mas sofreu com fluxo de caixa agora Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/10/2019 04h00

O Grêmio buscou empréstimo bancário de R$ 10 milhões para quitar dívidas operacionais diante da falta de fluxo de caixa. Nas palavras da diretoria gremista, o dinheiro não foi buscado por conta de gastos adicionais, mas por consequência da nova forma de pagamento dos direitos de transmissão na TV. A partir deste ano, 30% da cota são pagos somente ao final da temporada.

A informação foi publicada pelo jornal Correio do Povo e confirmada ao UOL Esporte.

O Grêmio buscou o empréstimo em setembro para complementar pagamentos ordinários do clube, ou seja, valores já previstos no orçamento. E assegura que as cifras passam longe do departamento de futebol e, consequentemente, dos salários do elenco.

A justificativa do clube gaúcho para a medida está na nova forma de repasse do dinheiro da TV. Neste ano, um terço da verba será entregue após o término do Campeonato Brasileiro.

Esses 30% a título de desempenho (posição final da tabela de classificação) serão mais que suficientes, nas contas gremistas, para quitar o dinheiro emprestado por bancos agora.

O Grêmio também entende que não deverá ser mais necessário contrair empréstimos até a virada do ano, mesmo que seja para arcar com dívidas operacionais.

Superavitário nas últimas temporadas, o Grêmio quitou dívidas bancárias de curto prazo com a transferência de Mateus Tetê ao Shakthar Donetsk, ainda no primeiro semestre. Mas na janela de transferências de agosto, não negociou nenhum jogador.