Topo

Cruzeiro

Volta de Itair após suspensão não impediu agravamento da crise no Cruzeiro

Há um mês, dirigente estava de volta ao dia a dia do clube, mas pouco conseguiu fazer para minimizar crise no Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Há um mês, dirigente estava de volta ao dia a dia do clube, mas pouco conseguiu fazer para minimizar crise no Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

11/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Itair Machado estava afastado das funções como vice-presidente de futebol
  • Dirigente foi liberado pela Justiça no início de setembro para voltar a trabalhar no clube
  • Maiores problemas após o retorno foram o desgaste entre jogadores e Ceni, e pressão da torcida
  • Ex-vice presidente de futebol não viu o Cruzeiro vencer nos oito jogos desde que havia retornado

Desligado do Cruzeiro desde a tarde de ontem (9), Itair Machado havia retornado às atividades no clube há pouco mais de um mês. Mas, durante o período em que voltou ao dia a dia da instituição, o dirigente não conseguiu mudar o cenário ruim que ainda cerca o clube. Nos bastidores, seu principal problema foi ter que lidar com o desgaste entre jogadores e Rogério Ceni, que acabou demitido. Dentro das quatro linhas, ele tampouco teve sucesso, colecionando oito jogos sem vitórias.

Itair Machado estava afastado de suas funções pela Justiça, mas conseguiu reverter sua situação em 4 de setembro. Naquela mesma data, o dirigente pouco pôde fazer para evitar a queda celeste da Copa do Brasil, quando o Cruzeiro caiu por 3 a 0 para o Internacional. Mas aquele jogo iniciou o desgaste do então técnico Rogério Ceni com alguns nomes importantes do elenco. Para piorar a situação de Itair, o Cruzeiro ainda foi goleado pelo Grêmio e também perdeu para Palmeiras e Flamengo, aumentando a ira do torcedor contra o dirigente, que virou o principal alvo das manifestações por vários dias.

Quando o Cruzeiro demitiu Rogério Ceni, Itair Machado também já havia conseguido outra vitória na Justiça. O dirigente ficou livre de uma suspensão do STJD que o impedia, dentre outras coisas, de conceder entrevistas e falar em nome do clube. Após o empate sem gols contra o Ceará, o dirigente solicitou que o técnico pedisse demissão, o que acabou não acontecendo. Então, a saída da diretoria foi arcar com os custos da rescisão e demitir o treinador para contratar Abel Braga. Na chegada do novo comandante, Itair concedeu sua primeira entrevista após longo período fora dos holofotes. Questionado sobre vários assuntos, inclusive sobre a pressão que estava sofrendo para renunciar ao cargo, ele assegurou que ficaria no Cruzeiro a pedido dos jogadores.

Próximo de alguns jogadores do Cruzeiro, Itair agradou parte do elenco ao demitir Rogério Ceni, mas seguiu sem ver resultados positivos em curto prazo. Embora os atletas aleguem que o clima na Toca da Raposa melhorou bastante com Abel Braga, a equipe segue sem vencer: até aqui, o time perdeu para o Goiás e empatou em casa contra Internacional e Fluminense.

Agora sem Itair Machado, Zezé Perrella é quem tomará conta do departamento de futebol do Cruzeiro. Presidente do Conselho Deliberativo e ex-mandatário celeste, Perrella já estará com a delegação celeste em Santa Catarina neste final de semana. A partida de domingo contra a Chapecoense será a primeira após os desdobramentos da última quinta-feira. Na tabela do Brasileirão, a situação da Raposa pede uma melhora urgente, já que a equipe tem apenas 21 pontos em 24 rodadas, amargando a 18ª colocação.

Cruzeiro