Topo

Internacional

Inter chega a 17 técnicos na década e volta a roteiro de fim de ano tenso

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/10/2019 04h00

Odair Hellmann ficou quase dois anos no cargo, mas a demissão confirmou um roteiro cada vez mais comum no Internacional. A decisão tomada após a derrota para o CSA, em Alagoas, eleva para 17 o número de treinadores do clube gaúcho nos últimos dez anos. Em 2019 o final da temporada voltará a ser tenso, como ocorreu em quatro temporadas recentes. Em 2012, 2013, 2016 e 2017, o Beira-Rio viveu dias turbulentos de diferentes formas.

Agora, a tensão é pelo próximo passo da diretoria: já pensar no próximo ano ou agir a curto prazo.

"A gente entende que houve grande frustração com a perda da Copa do Brasil. Frustração do tamanho da expectativa que criamos. Mas não é momento de demitir todo mundo, de fazer terra arrasada", opinou Marcelo Medeiros, presidente do Internacional.

Esse clima de fim de ciclo marcou o final de 2012, quando Dorival Júnior foi substituído por Fernandão e o ex-atacante acabou sendo sacado para Osmar Loss ser interino nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Na temporada seguinte, Dunga foi demitido (coincidentemente em outubro) e Clemer tocou o time até o final do ano.

Em 2016, Argel Fucks caiu e veio Paulo Roberto Falcão. Pouco tempo depois, Celso Roth foi chamado, e Lisca encerrou o Brasileiro que culminou com rebaixamento. Na temporada seguinte, Antonio Carlos Zago foi sucedido por Guto Ferreira e o treinador acabou sacado para Odair Hellmann ficar como interino. Com o acesso garantido, sem título da Série B, o técnico foi efetivado e ficou no cargo até ontem (10).

"Temos um clube com 130 mil sócios, talvez um dos estádios mais bonitos do mundo e uma história rica. Um CT de primeiro mundo, uma torcida apaixonado e estamos de volta ao nosso lugar. O time está em sexto lugar, disputando vaga à Libertadores", argumentou Medeiros.

O início do fim do ano do Inter é contra o Santos, domingo, em Porto Alegre.

Lista de treinadores do Inter nos últimos anos

2010: Jorge Fossati e Celso Roth
2011: Celso Roth, Paulo Roberto Falcão e Dorival Júnior
2012: Dorival Júnior, Fernandão e Osmar Loss
2013: Dunga e Clemer
2014: Abel Braga
2015: Diego Aguirre e Argel Fucks
2016: Argel Fucks, Paulo Roberto Falcão, Celso Roth e Lisca
2017: Antonio Carlos Zago, Guto Ferreira e Odair Hellmann
2018: Odair Hellmann
2019: Odair Hellmann

Internacional