Topo

Flamengo vence o Atlético-MG e abre oito pontos de vantagem no Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

10/10/2019 21h53

Resumo da notícia

  • Mesmo desfalcado, Fla mantém nível elevado no Maracanã
  • Atlético-MG jogou para se defender e ainda asssim levou 3 a 1
  • Vitinho superou críticas da torcida para ser o nome da partida
  • Rubro-negros agora têm oito pontos de vantagem sobre o Santos

O Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 na noite de hoje, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Vitinho, o nome do jogo, fez um gol e deu assistência para Willian Arão marcar. Reinier completou para o líder no Maracanã. Nathan descontou para o visitante.

Com o resultado, o Fla chega a 55 pontos conquistados e fica oito à frente do Santos, novo vice-líder da competição. O Galo, por sua vez, segue com 31, também com oito a mais que o Ceará, primeiro clube situado na zona de rebaixamento.

Quem foi bem: Vitinho

Substituto de Gabigol no setor ofensivo, o atacante fez ótima partida contra o Atlético. Ele atuou pelo lado esquerdo do ataque e foi quem mais levou perigo à defesa do adversário. O camisa 11 deu assistência para Willian Arão marcar de cabeça no primeiro tempo e, na volta do intervalo, marcou um golaço após driblar Patric na ponta esquerda e bater de chapa, em chute preciso e cruzado. Com o gol, Vitinho encerra um jejum de quatro meses. Seu último gol havia sido diante do CSA, na vitória por 2 a 0 fora de casa, pela nona rodada do Brasileiro.

Quem foi mal: Ricardo Oliveira e Patric

Muito pela ausência de alguém que possa contribuir com a sua forma de jogar, o centroavante de 39 anos vive em queda livre no Atlético. Ele entrou como titular por causa do excesso de jogos disputados por Franco Di Santo na temporada e não manteve o nível do concorrente por uma vaga na equipe de Rodrigo Santana. Pelo contrário. O atacante foi muito mal e acabou substituído ainda no intervalo.

De volta à equipe por causa da convocação de Guga para a seleção brasileira sub-23, Patric cometer mais falhas que resultaram em gols do rival. Ele tomou um drible de Vitinho no lance que ocasionou o segundo gol do Flamengo e não conseguiu afastar a bola na jogada que terminou com celebração do jovem Reinier.

Willian Arão cresce no Fla e coroa fase com fim de jejum de 2 meses

O volante só cresceu de rendimento sob o comando de Jorge Jesus. Titular absoluto do time desde a chegada do português ao Rio de Janeiro, coroou a boa fase com um gol de cabeça para abrir o placar. Ele aproveitou escanteio cobrado por Vitinho e mandou para o fundo da rede de Wilson. É o primeiro do jogador após dois meses sem estufar as redes. O último tinha sido contra o Grêmio, em 10 de agosto passado.

Nathan marca o 2º seguido e se consolida no Atlético-MG

Escalado como volante na ausência de Jair, lesionado, Nathan marcou pela segunda partida seguida no Brasileiro. Ele já havia deixado sua marca contra o Palmeiras, no fim de semana, e hoje voltou a balançar a rede. Ele aproveitou passe de Vinícius e fez bela jogada individual para estufar a rede adversária no Maracanã, deixando o goleiro Diego Alves no chão.

Reinier cresce após bronca e marca contra o Atlético

Em que pese a vitória do Flamengo sobre a Chapecoense no fim de semana, o garoto Reinier tomou uma bela bronca de Jorge Jesus após o jogo na Arena Condá. No entanto, teve uma nova oportunidade entre os titulares. Contra o Galo, levou perigo por muito tempo. Aos 30 minutos da etapa final, foi premiado com um gol.

Flamengo joga no campo de ataque, mas leva perigo pelo alto

O Flamengo foi superior ao Atlético-MG durante praticamente os 90 minutos. Com o time quase todo no campo ofensivo, o Rubro-Negro criou várias boas chances de marcar. Vitinho, Bruno Henrique e Éverton Ribeiro tiveram muita dificuldade para criar por baixo e precisaram forçar o jogo aéreo, mesmo com o adversário escalando três zagueiros altos - todos com mais de 1,90m de altura. A equipe da casa, ainda assim, levou mais perigo em lances deste tipo. Reinier, Willian Arão e Bruno Henrique assustaram o goleiro Wilson. Os chutes de longa distância também foram um artifício.

Atlético-MG começa fechado e inerte no ataque, mas melhora no 2º tempo

A proposta de jogo com três homens na zaga fez o Atlético jogar todo atrás da linha da bola. Os comandados de Rodrigo Santana apostaram em contra-ataques. No primeiro tempo, o time ficou muito fechado, sem alternativas para armar sua transição - Ricardo Oliveira ficou isolado no setor ofensivo. Por isso, os mineiros tiveram 28% de posse de bola contra 72% dos mandantes. Na volta do intervalo, a situação mudou, e o Galo passou a jogar mais adiantado. Marquinhos entrou na vaga de Ricardo Oliveira e, sem uma referência no ataque, os mineiros criaram mais que na etapa inicial.

Ficha técnica
Flamengo x Atlético-MG

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de outubro de 2019 (quinta-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Wagner Reway (GO)

Cartão amarelo: Iago Maidana, Leonardo Silva e Fábio Santos (Atlético-MG)

Gols: Willian Arão - 36'/1ºT (1-0); Nathan - 5'/2ºT (1-1); Vitinho - 15'/2ºT (2-1); Reinier - 30'/2ºT (3-1)

Flamengo
Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gerson e Reinier (Vinícius Souza); Éverton Ribeiro, Vitinho (Lucas Silva) e Bruno Henrique.
Técnico: Jorge Jesus.

Atlético-MG
Wilson; Patric, Léo Silva, Iago Maidana, Igor Rabello e Fábio Santos; Elias (Bruninho), Nathan, Cazares (Franco Di Santo) e Vinícius; Ricardo Oliveira (Marquinhos).
Técnico: Rodrigo Santana.