Topo

Cruzeiro confirma saída de Itair Machado da vice-presidência de futebol

Vice-presidente de futebol na gestão de Wagner Pires, Itair Machado não faz mais parte do Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Vice-presidente de futebol na gestão de Wagner Pires, Itair Machado não faz mais parte do Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

10/10/2019 18h01

Itair Machado não faz mais parte do departamento de futebol do Cruzeiro. O vice-presidente de futebol se desligou da instituição na tarde de hoje (10) após uma reunião com apoiadores e opositores da atual gestão. O clube celeste confirmou a saída do dirigente em seu site oficial. Em um comunicado de Wagner Pires, o presidente ainda levantou a possibilidade de antecipar as eleições no clube.

"PRESIDENTE DO CRUZEIRO QUER ANTECIPAR ELEIÇÕES. ITAIR MACHADO DEIXA A VICE-PRESIDÊNCIA DE FUTEBOL

O presidente do Cruzeiro EC, Wagner Pires de Sá, no intuito de apaziguar o forte momento político vivido pelo Clube nos últimos meses, tomou duas decisões importantes na tarde desta quinta-feira:

? a primeira delas será antecipar as eleições do Clube para janeiro de 2020, mas para isso será necessário um acordo com os vice-presidentes Herminio Lemos e Ronaldo Granata, que também foram eleitos e terão que dar anuência.

? a segunda foi pela saída imediata do vice-presidente, Itair Machado, que a partir de agora deixa o comando do futebol, que será dirigido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella.

Itair Machado esteve à tarde na Toca da Raposa se despedindo dos jogadores, comissão técnica e funcionários, que desejaram boa sorte em suas próximas jornadas.

O presidente Wagner Pires de Sá salientou que sua decisão deve-se ao grave momento politico que o Cruzeiro atravessa, atrelado à forte crise financeira. Wagner Pires de Sá revelou, mais uma vez, que assumiu o Clube tremendamente endividado, tendo pago durante o seu mandato mais de R$ 150 milhões de dívidas da administração anterior, além das despesas mensais de salários de funcionários e jogadores e os respectivos impostos. Acrescentou ainda que, diante das constantes disputas políticas, o Clube foi perdendo chances seguidas de recorrer ao mercado para corrigir suas finanças.

Com esse acordo, as duas reuniões do Conselho Deliberativo marcadas para o dia 21 próximo estão canceladas.

Resumindo: o presidente Wagner Pires de Sá continua no cargo até a realização das próximas eleições, Itair Machado deixa a vice-presidência, e Zezé Perrella assume o comando do futebol do Cruzeiro e estará presente em Chapecó na partida de domingo contra a Chapecoense.

Belo Horizonte, 10 de Outubro de 2019.
Wagner Pires de Sá
Presidente do CRUZEIRO EC", diz a nota.

Itair machado foi o braço direito de Wagner Pires de Sá desde a campanha para a presidência do Cruzeiro, ainda no final de 2017. Vencidas as eleições, o ex-mandatário do Ipatinga virou vice-presidente de futebol do clube celeste e principal responsável pelas contratações, adquirindo amplos poderes dentro do clube.

A saída de Itair também acontece pouco mais de uma semana após Sérgio Nonato se desligar do clube. Também bastante pressionado, Serginho ocupava o cargo de diretor-geral, mas anunciou que deixaria a instituição para 'pacificar o clube'. Desde o mês de maio, após as denúncias de suspeitas de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsificação de documentos, a dupla, além do presidente Wagner Pires, passou a conviver com forte pressão nos bastidores e também na torcida para renunciarem aos cargos.