Topo

Botafogo

Com ataque em baixa, Botafogo volta a marcar três gols após 20 jogos

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/10/2019 04h00

O sistema ofensivo tem sido o ponto fraco do Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Até o início da 24ª rodada, o time tinha apenas 19 gols marcados e estava entre os piores da competição. Contra o Goiás o ataque funcionou e balançou a rede em três oportunidades, o que não ocorria há 20 jogos - na goleada por 4 a 0 sobre o Sol de América, pela Sul-Americana.

A explicação para os gols terem saído é bem fácil. O tão criticado meio de campo funcionou. E muito bem. Os destaques da equipe foram justamente os três atletas que atuam no setor: Cícero, João Paulo e Bochecha. O trio armou bem a equipe e participou diretamente dos três gols marcados.

"Foi uma coisa que cobrei muito da parte deles. Preencher a área, fazer cruzamentos, finalizar de fora da área. Falei que tinham de executar mais isso, até para gerar mais confiança na equipe. Foi mais ou menos o que aconteceu com a bola parada principalmente. A gente fez um gol, teve um gol anulado. Então isso gera confiança, e é mérito total do trabalho deles", disse Bruno Lazaroni

João Paulo foi o grande destaque. Após alguns jogos rendendo abaixo do que pode, o camisa 5 foi decisivo. Com bola parada precisas, ele criou várias oportunidades. Além disso, marcou de cabeça o segundo gol do Botafogo. Isso sem contar a entrega demonstrada em campo na marcação.

Cícero, por sua vez, fez um lançamento de cinema para Diego Souza no lance que originou o terceiro gol, anotado por Valencia em passe de Pimpão. O volante também mostrou disposição na marcação e teve daquelas boas atuações como no início do campeonato.

Diego Souza, por sinal, não viveu seus melhores dias em termos de inspiração e técnica, mas deu um jeito de compensar. Ele sequer teve chance de marcar, mas ao menos mostrou vontade ao brigar pela primeira bola e fazer pivô com muita qualidade. Além disso, conseguiu prender a posse no ataque, o que ajudou a desafogar o time. O camisa 7 também mostrou disposição ao arrancar com a bola do meio de campo.

Para a próxima partida, de toda forma, o Botafogo terá seis desfalques. Marcelo, Cícero, Diego Souza e Pimpão receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. Já Marcinho e Gatito Fernández foram convocados pelas seleções brasileira e paraguaia, respectivamente. Por outro lado, Carli e Gilson estão à disposição.

Com o resultado, o Botafogo chega aos 30 pontos e se mantém na 12ª posição do Campeonato Brasileiro. O triunfo foi importante para afastar a zona de rebaixamento no retrovisor. O Alvinegro volta a campo no sábado, quando medirá forças com o Palmeiras, no Pacaembu.

Botafogo