Topo

Grêmio vence Ceará, se recupera como mandante e segue à caça do G4

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2019 22h52

O Grêmio venceu o Ceará, hoje (9), pelo placar de 2 a 1. A vitória em Caxias do Sul serve para reabilitar o time gaúcho como mandante no Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, o triunfo deixa a equipe gremista mais perto do G4 - graças a resultados paralelos e ainda à espera do jogo Corinthians x Athletico, no complemento da 24ª rodada.

Pedro Geromel e Maicon, de pênalti, fizeram os gols do Grêmio. Fabinho descontou. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo, mas até o final o duelo teve oportunidades para os dois lados mudarem o placar.

O Grêmio, agora, soma 38 pontos - quatro a menos que o Corinthians, quarto colocado na tabela. O time de Fábio Carille entra em campo nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), em São Paulo.

O Ceará, por outro lado, chega à segunda derrota seguida e continua estacionado nos 23 pontos. Com a vitória do CSA em cima do Inter, a equipe dirigida por Adilson Batista entra na zona de rebaixamento, dois pontos abaixo do CSA.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Atlético-MG e o Ceará recebe o Avaí. Os dois jogos serão no domingo (13), mas a partida em Fortaleza começa antes, às 16h (horário de Brasília).

O clima de recuperação como mandante se justifica pelo empate de sábado, contra o Corinthians. O resultado fez o Grêmio acumular 12 pontos perdidos em casa.

Quem foi bem: Geromel

De volta após um mês, o zagueiro se mostrou pleno. Abriu o placar de cabeça, manteve bom desempenho na defesa. Dividiu com Diego Tardelli e Maicon o protagonismo do jogo.

Quem decepcionou: Léo Moura

O lateral direito ganhou nova oportunidade desde o primeiro minuto e não conseguiu ir bem. Apresentou problemas físicos e com isso, cometeu erros em série.

Dois gols anulados por impedimento

O placar poderia ter sido aberto mais cedo, mas tanto Grêmio quanto Ceará não foram precisos. Luan e Fabinho estavam em impedimento e cada lado teve um gol anulado por isso.

Grêmio mantém estilo, mas sem controle

Mais de 70% de posse de bola, ataque dinâmico e Maicon como distribuidor de passes curtos e longos. O Grêmio manteve o estilo, mas não conseguiu ter o controle da partida. A falta de controle apareceu nos espaços que o Ceará teve para atacar e criar oportunidades de gol.

Ceará explora laterais do Grêmio

Para ficar vivo no jogo, o Ceará investiu pesado em uma estratégia clara: atacar os espaços concedidos por Léo Moura e Bruno Cortez. O flanco direito do Grêmio foi bastante explorado. Não à toa, foi dali que saiu o cruzamento para Fabinho marcar gol. No segundo tempo, as linhas mais próximas serviram para dificultar o jogo gremista e no final quase presentearam a equipe visitante. Faltou pontaria a Juninho Quixadá.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 CEARÁ

Data e hora: 09/10/2019 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Luiz Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: William Oliveira, Pedro Ken (CEA)
Gols: Pedro Geromel, aos 35 minutos do primeiro tempo (GRE); Maicon, aos 41 minutos do primeiro tempo (GRE); Fabinho, aos 43 minutos do primeiro tempo (CEA)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura (Rafael Galhardo), Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Luan (Thaciano) e Pepê; Diego Tardelli (André)
Técnico: Renato Gaúcho

CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Valdo, e João Lucas; Fabinho, William Oliveira (Auremir), Pedro Ken e Thiago Galhardo; Mateus Gonçalves (Ricardinho) e Felippe Cardoso (Juninho Quixadá)
Técnico: Adilson Batista