Topo

Após recusa, Abel comanda conturbado Cruzeiro em reencontro com Flu em alta

Cruzeiro e Fluminense voltam a se enfrentar em 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
Cruzeiro e Fluminense voltam a se enfrentar em 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2019 04h00

Em momento de alívio, o Fluminense reencontrará velhos conhecidos, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Quando entrar em campo para enfrentar o Cruzeiro, a equipe terá como adversário Abel Braga, segundo treinador que mais vezes comandou o clube - foram 326 jogos nas duas três passagens marcantes pelas Laranjeiras. Após recusar convite para assumir a equipe carioca em agosto, o técnico aceitou proposta para treinar o time celeste, que vive momento ainda mais conturbado que o Flu no Campeonato Brasileiro.

Como não tem o costume de assumir trabalhos no meio da temporada nem de quebrar contratos, Abel manteve a postura durante as negociações com o Fluminense, que duraram dois dias. Aconselhado por familiares, decidiu descansar, ainda magoado pela ruptura problemática com o Flamengo.

O problema é que assim que a proposta do Cruzeiro chegou, apoiada por lideranças do vestiário, como os ídolos tricolores Fred e Thiago Neves, o treinador resolveu aceitar. Nos bastidores do Flu, muita gente não esconde a mágoa, apesar do histórico de glórias como técnico do clube.

Sem Abel, o Tricolor buscou Dorival Júnior, que não pode assumir o clube por um problema de saúde. Assim, acabou optando por Oswaldo de Oliveira, que durou pouco mais de um mês no cargo. Agora, com Marcão no comando, o Fluminense conseguiu a primeira sequência de duas vitórias e se afastou da zona de rebaixamento, onde o Cruzeiro já está desde a 19ª rodada. O time mineiro não vence há sete jogos, somadas partidas pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil.

Na temporada, Flu e Cruzeiro já se enfrentaram três vezes, com uma vitória tricolor e dois empates. Apesar disso, os mineiros eliminaram os cariocas nas quartas de final da Copa do Brasil, nos pênaltis, em jogo marcado por um golaço de João Pedro. A joia do Fluminense anotou três vezes contra a equipe celeste na temporada.

CRUZEIRO x FLUMINENSE

Data/Hora: 09/10/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé (Edu), Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Jadson (Éderson); Robinho, David, Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha); Fred. Técnico: Abel Braga.

Fluminense: Muriel; Gilberto, Nino, Frazan e Orinho; Yuri, Daniel e Ganso; Nenê, Yony e João Pedro. Técnico: Marcão.