Topo

Com Fred prestigiado, Cruzeiro espera acertar pontaria em nova 'final'

Siga o UOL Esporte no

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2019 04h00

O Cruzeiro joga hoje o que já pode ser considerada uma decisão contra o Fluminense. Com apenas 20 pontos na tabela do Brasileirão, o time mineiro encara a partida de logo mais (às 21h30 de Brasília) desesperado por pontos. Especialmente num confronto direto desses, com um adversário que tenta se distanciar da zona de rebaixamento.

Para muitos personagens cruzeirenses, o confronto já seria especial, independentemente do contexto da tabela. Estamos falando de um medalhão como Fred e do próprio treinador Abel Braga, de passagens marcantes pelo clube carioca. Thiago Neves seria mais um, mas está suspenso.

Os mais veteranos e Abel têm procurado chamar a responsabilidade nos últimos dias para fazer um pacto em busca da primeira vitória com o novo treinador. Apesar de muito querido no elenco, tanto o comandante quanto seus jogadores andam batendo na tecla da "falta de sorte" para justificar a ausência de resultados positivos. Agora será essencial botar o discurso em prática, reduzir erros e acertar a pontaria. Entra em cena Fred, com toda a confiança que o treinador deposita nele.

Desde que chegou à Toca da Raposa, Abel tem tentado resgatar antigas parcerias dos tempos de Flu - clube que ele, inclusive, chegou a recusar neste ano quando disponível no mercado. Fred será novamente a referência dentro da área. Ele espera reencontrar o caminho do gol. Ainda é o artilheiro do time, por sinal, com 20 gols.

"Encontramos uma felicidade, um comando com o Abel, dando esse suporte, e a gente vai melhorar com esses jogos", afirmou o atacante, após o empate com o Internacional, no último final de semana.

Os jogadores se mostram comprometidos com o treinador, mas um dos problemas do Cruzeiro passa pela falta de gols com a bola rolando. Nos últimos sete jogos, o time só marcou três gols, todos de pênalti.

Jadson, volante do Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Quem pode ganhar uma nova oportunidade na equipe é Jadson. O volante também foi jogador de Abel no Fluminense e foi escalado como segundo volante no último jogo. Em sua posição preferida, Jadson agradou e foi impecável em seus 52 passes dentro de campo. Titular da posição, Éderson acusa um desgaste físico e pode ser poupado.

"Vivi um dos meus melhores momentos na carreira tendo o Abel como treinador no Fluminense, em 2018. A chegada dele aqui é um um fator de motivação enorme para mim. Pude voltar a atuar da maneira que eu fico mais à vontade contra o Internacional, chegando de trás, tendo autonomia para participar mais do jogo. Minha expectativa é a melhor possível para essa sequência", falou o volante.

Vale lembrar que nem o melhor dos cenários tira a Raposa do Z-4 nesta rodada. O time subiria a 23 pontos, mas, ainda assim, ficaria abaixo do Ceará, devido ao desempate por total de vitórias. Uma derrota, porém, faria o time carioca abrir oito pontos de vantagem.

CRUZEIRO x FLUMINENSE

Motivo: 24ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 09/10/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Dedé (Edu), Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Jadson (Éderson); Robinho, David, Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha); Fred. Técnico: Abel Braga.

FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Nino, Frazan e Orinho; Yuri, Daniel e Ganso; Nenê, Yony e João Pedro. Técnico: Marcão.