Topo

Brasileirão - 2019

Um turno após 4 a 0, Santos e Palmeiras se reencontram com até 12 mudanças

Deyverson beija Felipão após marcar contra o Santos: o primeiro está suspenso, o segundo já saiu - Alan Morici/AGIF
Deyverson beija Felipão após marcar contra o Santos: o primeiro está suspenso, o segundo já saiu Imagem: Alan Morici/AGIF

Eder Traskini e Leandro Miranda

Do UOL, em Santos e São Paulo

08/10/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Times estarão bem diferentes do duelo do primeiro turno, com prováveis 12 mudanças
  • Santos pode ter até sete jogadores diferentes em sua escalação
  • Palmeiras deve ter cinco alterações, além do técnico Mano Menezes
  • Em maio, o Palmeiras venceu o Santos por 4 a 0 no Pacaembu

Santos e Palmeiras vão se reencontrar amanhã (9), na Vila Belmiro, quase cinco meses depois de uma das melhores atuações do Verdão no ano e uma das goleadas mais duras sofridas pelo time de Jorge Sampaoli. Mas muita coisa vai estar diferente em relação àquele 18 de maio, no Pacaembu, quando a equipe alviverde, em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro, atropelou por 4 a 0.

Nada menos que 12 jogadores que começaram aquela partida não devem ser titulares no jogo desta semana. Entre convocações, suspensões e mudanças de elenco, as duas equipes devem ter pouco em comum com aquela partida - a começar pelo próprio treinador do Palmeiras. Se foi Luiz Felipe Scolari quem comandou a goleada no primeiro turno, agora é Mano Menezes que fará seu primeiro clássico no comando do time.

Santos: até sete mudanças

Soteldo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Convocado pela Venezuela, Soteldo (à esq.) é desfalque certo no Santos
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O Santos começou aquele jogo com Vanderlei; Felipe Aguilar, Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique; Carlos Sánchez, Alison, Jean Lucas, Pituca e Felipe Jonatan; Derlis González e Soteldo. Destes, até sete nomes podem não sair jogando na Vila. As ausências confirmadas são Jean Lucas (que já deixou o clube, negociado com o Lyon, da França), Felipe Jonatan (convocado pela seleção olímpica), Derlis (seleção paraguaia) e Soteldo (seleção venezuelana).

Já o goleiro Vanderlei perdeu a posição para Everson, enquanto o zagueiro Felipe Aguilar está em baixa após falhar muito na sequência recente de jogos sem vitórias do Santos. Aguilar, porém, ainda pode aparecer na equipe, se Sampaoli optar por um esquema com três zagueiros. Ele disputa posição com Luan Peres, titular na vitória sobre o Vasco.

Alison é quem pode de fato ser titular, mas vai depender do esquema escolhido pelo treinador. O Santos não tem muitas opções no meio-campo, e o único outro volante disponível é Pituca. Se Sampaoli optar por três jogadores no setor, o meio deve ter Alison, Pituca e Sánchez. Se decidir por três zagueiros, Alison deve ficar no banco.

Palmeiras: até cinco mudanças

Weverton - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Servindo à seleção brasileira, Weverton será ausência no Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Já o Palmeiras começou o jogo dos 4 a 0 com Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Dudu, Zé Rafael e Deyverson. São cinco titulares que não devem começar a partida de amanhã, sendo que três são desfalques certos: Weverton (seleção brasileira), Gómez (seleção paraguaia) e Deyverson (suspenso).

No meio-campo, Raphael Veiga perdeu muito espaço desde aquele jogo. Ele chegou a ficar na reserva de Lucas Lima na reta final do segundo semestre e, desde a chegada de Mano, virou a terceira opção para a armação, atrás também de Gustavo Scarpa, que foi titular em quase todos os jogos do novo treinador.

Zé Rafael é outro que viu as chances minguarem recentemente. O camisa 8 começou a "Era Mano" como titular, mas rapidamente perdeu a posição com a subida de nível de Willian, que só não começa jogando amanhã se tiver alguma questão física. Desde que foi titular contra o Fortaleza, há quatro rodadas, não apareceu mais em campo. Os quatro jogadores que balançaram a rede naquele jogo, aliás, não devem iniciar a partida: Gómez, Deyverson, Veiga e Hyoran.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente que Willian havia sido titular do Palmeiras no jogo do primeiro turno. A posição foi ocupada por Zé Rafael.