Topo

Ibra acusa técnico da Suécia de não convocar atletas de origens imigrantes

Ibrahimovic em ação pela seleção da Suécia durante a Eurocopa de 2016 - AFP PHOTO / Pascal PAVANI
Ibrahimovic em ação pela seleção da Suécia durante a Eurocopa de 2016 Imagem: AFP PHOTO / Pascal PAVANI

Do UOL, em São Paulo

08/10/2019 14h38

O atacante Zlatan Ibrahimovic criticou o técnico da Suécia, Jan Andersson, por não convocar atletas que sejam de origens imigrantes.

O atacante concedeu uma longa entrevista ao jornal "Expressen", de seu país natal, e analisou o atual momento da seleção nacional. Ele não defende mais seu país desde a Eurocopa de 2016, quando anunciou sua aposentadoria para se dedicar exclusivamente aos clubes em que atua.

"Primeira convocação e o que acontece? Quantas pessoas de outra origem ele incluiu? Nenhuma. Eles perguntaram e choramingaram. Então, ele convocou outros atletas só para ser politicamente correto", afirmou o atacante.

Ibrahimovic ainda acusou Andersson de ter destruído o que ele criou "durante 20 anos" na seleção sueca: uma equipe multicultural que harmoniza com um país que tem mais de 20% de sua população de origem estrangeira.

"Se é isso que ele defende, deve se manter firme, e não mudar porque surgiram questionamentos", analisou Ibra.

Em entrevista ao mesmo site, o técnico Jan Andersson explicou que entende as manifestações de Ibrahimovic, já que ele teve um "problema real" com racismo por sua origem bósnio-croata, foi tratado "de forma injusta" por conta da origem de seus pais e que ele teve que "lutar contra os preconceitos".

"Me irrita que insinuem que eu seria capaz de basear minhas convocações de acordo com a origem dos jogadores. Está muito longe do que defendo como treinador e como pessoa", explicou Andersson.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no penúltimo parágrafo, o técnico Jan Andersson disse que Ibrahimovic teve que "lutar contra preconceitos", e não contra prejuízos. A informação foi corrigida.