Topo

Fluminense

Flu tenta vencer três seguidas no Brasileiro pela primeira vez desde 2016

João Pedro marcou três gols contra o Cruzeiro em 2019 - Lucas Merçon/Fluminense
João Pedro marcou três gols contra o Cruzeiro em 2019 Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/10/2019 04h00

Ao vencer o Botafogo no domingo (6), o Fluminense, enfim, conseguiu a primeira sequência de duas vitórias no Campeonato Brasileiro. Sem perder nos últimos três jogos, o Tricolor conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento e chegou à 15ª colocação. Se vencer o Cruzeiro, na quarta-feira (9), às 21h30, no Mineirão, a equipe alcançará a terceira vitória seguida, o que não acontece desde 2016.

A sequência aconteceu na mesma época daquela temporada, entre setembro e outubro, sob o comando do técnico Levir Culpi. O Flu bateu Grêmio e Corinthians, fora de casa, e o Sport, no estádio Giulite Coutinho, do América, utilizado pelo clube naquele ano por conta das obras no Maracanã. Logo depois, o Tricolor recebeu notícia ainda melhor: as vagas para a Libertadores aumentarem de quatro para seis na competição, e a equipe, sexta colocada na tabela, estava na zona de classificação.

E se a realidade hoje é bem diferente, o Fluminense ao menos tem um "remanescente" daquela época. O técnico Marcão, então auxiliar permanente, estava na comissão técnica de Levir. O xodó da torcida ainda assumiria a equipe interinamente no fim da competição. Em 2017 e 2018, durante a gestão Pedro Abad e com Abel Braga e Marcelo Oliveira como treinadores, o Tricolor não conseguiu vencer três seguidas no Brasileiro.

O adversário também traz boas lembranças. Foi contra a equipe celeste, em 2009, que começou a arrancada que livrou o Fluminense do rebaixamento, mesmo com 98% de chances de descenso. Após aquela campanha, no ano seguinte, capitaneado pelos mesmos Gum, Conca e Fred, o Tricolor venceria seu terceiro título do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, o Flu ainda não perdeu para o Cruzeiro em três confrontos: uma goleada por 4 a 1 no primeiro turno, no Maracanã, e dois empates pela Copa do Brasil, com direito a golaço de João Pedro. O jovem de 18 anos, inclusive, leva sorte contra o rival de quarta-feira: marcou três de seus dez gols na carreira contra a equipe celeste.

Agora comandados por Abel Braga, os mineiros não vencem há sete jogos, juntando o Brasileirão e a Copa do Brasil. A última vitória do Cruzeiro foi sobre o Vasco, em 1º de setembro.

Fluminense