Topo

Grêmio vê futebol melhor do Fla, e Renato apela a alma copeira contra Jesus

 Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2019 04h00

No primeiro jogo que deve responder sobre quem joga o melhor futebol do Brasil, o Flamengo saiu em vantagem. Mesmo com o placar de 1 a 1 em Porto Alegre, o time rubro-negro dominou a partida e esteve muito mais perto da vitória que o Grêmio. Restou ao clube gaúcho resistir com uma estratégia diferente e, no final, buscar o empate com uma grande dose daquilo que os torcedores gremistas chamam de 'alma copeira'.

No segundo jogo da semifinal da Libertadores, em 23 de outubro, o Flamengo pode até empatar sem gols que avança à decisão. O Grêmio precisa vencer ou buscar placar a partir de 2 a 2 no Maracanã.

Antes de avançar para a história do jogo diante de mais de 51 mil pessoas em Porto Alegre, é preciso lembrar: o duelo de declarações nas semanas que antecederam o confronto criaram o clima de embate dos melhores times do país. Confiantes em suas características e personificados na figura de seus treinadores, Renato Gaúcho e Jorge Jesus.

No campo, o Flamengo mandou às favas o fator local e chegou ao pico de 73% de posse de bola no primeiro tempo. O dado do Footstats também demonstra como o Grêmio foi obrigado a violentar sua maneira de jogar para manter o duelo nivelado. Sem a bola, o time de Renato tentou fechar espaços e recorrer a lançamentos longos para velocidade de Everton ou Alisson.

Para efeito de comparação, o Grêmio tem média de 56% de posse de bola em jogos da Libertadores. Com a atuação diante do Flamengo, o índice caiu para 42%.

"O Flamengo foi muito melhor que a gente. O Grêmio não viu a bola no primeiro tempo", resumiu Renato Gaúcho depois do jogo.

Após o intervalo, o Grêmio foi mais agressivo. Na marcação e com a bola. Ao reter a posse, o time gaúcho equilibrou o jogo e criou duas boas oportunidades que pararam nas mãos de Diego Alves.

As chances com Everton e Matheus Henrique ficaram isoladas pelo gol de Bruno Henrique. O Flamengo, a partir da conclusão certa, voltou a ocupar mais os espaços e manteve a defesa adiantada.

"Eles nos estudaram muito bem, marcaram nossa saída de bola e a gente até tentou recuar, eu e o Luan, entre os volantes dele", comentou Diego Tardelli.

No final, o Grêmio lançou mão de Maicon para ter passe que rompe linhas e conseguiu. Foi do camisa 8 o toque que terminou com chute cruzado de Everton e encontro Pepê dentro da área.

"Pelo nosso segundo tempo, ficou de bom tamanho o 1 a 1. O Flamengo poderia ter nos vencido, mas não fez. Foi bom o 1 a 1", afirmou Renato Gaúcho.