Topo

Internacional

Alvo de críticas, Uendel vê "sombra" de Zeca e pode perder posto no Inter

Uendel pode perder posto no time titular do Inter contra o Cruzeiro, sábado - Ricardo Duarte/Inter
Uendel pode perder posto no time titular do Inter contra o Cruzeiro, sábado Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2019 12h00

Uendel foi um dos jogadores vaiados antes da partida contra o Palmeiras, no último domingo. Mas o lateral esquerdo do Inter não ouviu reclamações apenas antes de a bola rolar. Durante a partida, o clima seguiu tenso e a torcida reclamou a cada lance. Os treinamentos da semana indicam que Zeca passará a ser concorrente direto e não está descartada uma troca por ali.

Desde a venda de Iago, no fim de junho, Uendel foi absoluto pelo lado esquerdo do Colorado. São 27 jogos na temporada, bem diferente dos sete que fez ano passado quando foi reserva durante todo período.

Mas ainda que tenha sequência e apoio do técnico Odair Hellmann, ele não conseguiu conquistar a torcida. Natanael, que foi contratado como suplente, não chegou a ameaçar nas oportunidades que teve e a condição de titular se manteve ainda que sob algum protesto.

Mas o quadro mudou. Com a queda na Libertadores e o vice-campeonato da Copa do Brasil pesando na irritação dos aficionados, o Internacional passa por um processo de testes de olho no ano que vem. E Zeca pela esquerda é uma realidade.

Depois de ser utilizado pela direita desde que chegou ao Colorado, o lateral conversou com Odair Hellmann e passou a ganhar chances pelo flanco canhoto, onde se destacou no início da carreira pelo Santos.

E a mudança de lado está consolidada. Tanto que na última partida, ao não ter Bruno, suspenso, Odair não optou por Zeca na direita, mas começou o jogo com Heitor, de 18 anos.

Durante os treinamentos da semana de olho no confronto com o Cruzeiro, Zeca tem trabalhado pela esquerda sempre. É possível que já na próxima partida ele receba oportunidade.

Sob críticas, Uendel tem números aceitáveis. Sem ele na equipe no Brasileiro, o aproveitamento de pontos cai 9%. O time cruza 20% menos, em estatísticas do Footstats. Com ele na equipe, crescem passes para finalização e o número de assistências praticamente dobra.

O Colorado encara o Cruzeiro no próximo sábado, às 21h (de Brasília), em Minas Gerais.

Internacional