Topo

Carpegiani diz apoiar técnicos estrangeiros no Brasil após críticas a Jesus

O técnico Paulo Cesar Carpegiani na partida entre Flamengo e River Plate - Thiago Ribeiro/AGIF
O técnico Paulo Cesar Carpegiani na partida entre Flamengo e River Plate Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Brunno Carvalho e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

02/10/2019 12h00

Depois de dizer que a postura de Jorge Jesus "beira a falsidade", Paulo César Carpegiani negou ter problemas com o treinador pelo fato de ser português. Em entrevista ao UOL Esporte, o antigo técnico do Flamengo disse ser necessário o intercâmbio entre profissionais de diversos países.

"Acho que sempre tem ciumeira com técnico estrangeiro, mas eu não participo disso. É necessário um intercâmbio. Eu trabalhei em Copa do Mundo pelo Paraguai (1998), treinei o Kuwait, Cerro Porteño... As pessoas sempre serão bem-vindas. Não compartilho desse pensamento", afirmou.

Na entrevista ao jornal "Zero Hora", Carpegini criticou Jorge Jesus por ter ido a assistir a um jogo do Flamengo enquanto Abel Braga ainda era treinador da equipe. Para ele, a atitude beirou a falsidade.

"Ele veio ver o time do Flamengo e isso desgostou o próprio Abel Braga. Desde o tempo que trabalho no futebol, nunca vi isso. O que acontece às vezes é diretor ligar para outro treinador enquanto ainda tem um emprego, mas também é uma atitude que eu não compartilho."

A crítica de Carpegiani se referia à partida entre Flamengo e Atlético-MG, disputada em 18 de maio, em Belo Horizonte. Na época, o time fluminense era comandado por Abel Braga, que pediu demissão pouco mais de uma semana depois.

O Flamengo começa hoje (2) a disputa da semifinal da Libertadores contra o Grêmio. O primeiro jogo acontece às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Carpegiani vê Flamengo favorito na semifinal

Apesar de o jogo de hoje ter mando do Grêmio, Carpegiani acredita que o Flamengo é favorito. Na opinião do técnico, o time carioca tem os melhores jogadores e está em melhor momento.

"O que eu defino como favoritismo? Aquele que passa o melhor momento, aquele que tem os melhores jogadores. Então netas condições de favorito eu classifico o Flamengo. Se você comparar as duas equipes, você vai ver que existe uma diferença. Às vezes o Grêmio em melhores condições de enfrentar essa equipe do Flamengo hoje, mas tem alguns desfalques que são fundamentais para a equipe do Grêmio, o que torna ainda o Flamengo mais favorito para este primeiro jogo", afirmou o treinador.

Para Carpegiani, o Flamengo é hoje o melhor time do Brasil. Porém, o comandante do time de 1981 não quis comparar a equipe com a que levou ao título mundial em 1981.

"É difícil de comparar, cada um tem a sua história. A gente teve uma grande fase em cada posição, tínhamos grandes jogadores", afirmou.