Topo

Após semanas afastado, Edilson volta com falha em derrota do Cruzeiro

Edilson volta ao time do Cruzeiro em partida contra o Goiás pelo Brasileirão, no Serra Dourada - Heber Gomes/AGIF
Edilson volta ao time do Cruzeiro em partida contra o Goiás pelo Brasileirão, no Serra Dourada Imagem: Heber Gomes/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2019 10h30

O lateral direito Edilson voltou a jogar pelo Cruzeiro, mas não apresentou um bom futebol e teve participação direta na derrota por 1 a 0 para o Goiás, na noite de ontem (30). Na estreia de Abel Braga, o jogador entrou no segundo tempo para dar mais poder de fogo ao ataque, mas saiu de campo novamente criticado.

Edilson estava sem espaço no Cruzeiro de Rogério Ceni. O jogador, inclusive, chegou a ser o pivô de um dos primeiros episódios da relação ruim entre o treinador e Thiago Neves, quando ficou fora da decisão contra o Internacional, pela Copa do Brasil. A última partida do lateral havia sido a goleada sofrida pelo Grêmio, na 18ª rodada. Depois daquele jogo, Edilson sequer foi relacionado nos três compromissos seguintes, sendo preterido até pelo garoto Weverton. Seu retorno ao banco de reservas aconteceu somente no Serra Dourada.

Na partida de Goiânia, o lateral ganhou 45 minutos no segundo tempo, substituindo o titular Orejuela, que não estava em uma grande noite. Ofensivamente, Edilson não conseguiu produzir o esperado, avançando pouco pelo seu setor. Defensivamente, cometeu um erro coletivo e o Cruzeiro pagou caro por isso. No lance do gol esmeraldino, Edilson saiu da lateral para o meio. A mudança de posicionamento deixou Alan Ruschel totalmente livre dentro da área. Como Dedé também cochilou dentro da área, o jogador do Goiás recebeu em ótima condição para fazer o gol da vitória.

"O Orejuela é um jogador muito agudo, muito participativo. Muito bom jogador, mas hoje estava num dia infeliz. Nós, jogando fora de casa, proporcionamos alguns contra-ataques aos adversários. Ele estava num dia ruim, e houve a substituição", explicou Abel Braga sobre a mudança no intervalo.

Apesar do teste, a tendência é que Orejuela continue como titular absoluto no Cruzeiro. A posição foi ocupada por Edilson durante o ano passado, mas o jogador não conseguiu corresponder às expectativas. Neste ano, a chegada do colombiano tornou apenas questão de tempo para que a mudança ocorresse na lateral direita celeste.