Topo

Bahia

Bahia vence Avaí, ultrapassa o São Paulo e chega ao G-6 do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/09/2019 22h07

O Bahia visitou o Avaí, na Ressacada, hoje à noite, e venceu a equipe catarinense por 2 a 0, com gols de Élber e Nino Paraíba. Com o triunfo, o Tricolor baiano chegou a 37 pontos, ultrapassou o São Paulo e chegou ao G-6 do Campeonato Brasileiro.

Essa foi a segunda vitória seguida do Bahia, repetindo o placar do triunfo em casa sobre o Botafogo. Mais um sinal da consistência do time de Roger Machado, que só perdeu uma partida, para o Corinthians, nas últimas 12 rodadas do campeonato.

O primeiro gol da partida saiu aos 24 minutos do primeiro tempo, com um chute de fora da área do meia-atacante Élber. O segundo foi marcado três minutos depois, com um chute do lateral Nino Paraíba, de fora da área, que contou com desvio da defesa.

O Tricolor de Aço volta a campo no próximo sábado (7), quando recebe o Athletico na Fonte Nova. O Avaí, por sua vez, vai a Maceió enfrentar o CSA, em confronto direto na briga contra o rebaixamento.

O melhor: Élber

O jogador revelado pelo Cruzeiro foi decisivo para levar o Bahia ao G6, primeiro com uma finalização precisa na entrada da área, em perspicaz jogada individual. Esse foi apenas seu segundo gol na competição, mas curiosamente o segundo nas últimas duas partidas. Depois, teve rapidez de raciocínio no jogo de transição dos visitantes, com lançamento nos pés de Nino Paraíba, que contaria com um pouco de sorte para anotar o segundo.

Paredão no segundo tempo

Se Élber foi fundamental para o Bahia no setor ofensivo, Douglas Friedrich fez sua parte do outro lado. O goleiro do Bahia teve atuação destacada no segundo tempo, em especial após cabeçada do zagueiro Betão, para conter qualquer tentativa de reação do Avaí.

Cronologia do jogo

Os minutos iniciais foram marcados por boas chances dos dois lados. Logo aos 6 minutos, o atacante Lourenço cobrou uma falta e obrigou o goleiro Douglas a fazer uma boa defesa. No entanto, quando o Bahia teve as oportunidades, foi cirúrgico e com dois chutes na direção do gol, conseguiu ir para o intervalo com a vitória. Esse vem sendo o desempenho tipicamente eficiente da equipe de Machado nas últimas semanas.

A desvantagem no placar obrigou o Avaí a sair com tudo para o ataque na segunda etapa. A equipe catarinense dominou as ações com bola, mas o Tricolor baiano soube se defender muito bem e não sofreu muita pressão.

Com a vitória, o Bahia fica a um ponto da quarta colocação, que dá direito a uma vaga direta na Libertadores do ano que vem. O Avaí agora tenta se reerguer. O time esboçava uma reação na competição durante setembro, com vitórias sobre Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG, mas agora sofreu a segunda derrota seguida. Na rodada anterior, já tinha sofrido uma goleada do Grêmio por 6 a 1.

FICHA TÉCNICA

Avaí 0 x 2 Bahia

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 30/09/2019
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Anderson Daronco (RS)

Gols: Élber, aos 24 minutos do primeiro tempo e Nino Paraíba aos 27, também da primeira etapa

Cartões amarelos: Léo (AVAÍ) e Guerra (BAH)

Avaí: Lucas Frigeri; Igor Fernandes, Ricardo, Betão e Léo; Pedro Castro (Douglas Costa), Richard Franco e Matheus Barbosa (Mosquera); Caio Paulista, Joanthan e Lourenço (Gegê). Técnico: Alberto Valentim

Bahia: Douglas; Moisés, Juninho, Lucas Fonseca e Nino Paraíba; Flávio, Gregore e Guerra (Ronaldo); Artur (Lucca), Élber e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.

Bahia